VOLTAR

Exposição em São Paulo retrata modo de vida e cultura dos guarani

Agência Brasil - https://agenciabrasil.ebc.com.br
Autor: Letycia Bond
30 de Dez de 2023

Mostra está em cartaz no Museu das Culturas Indígenas

Publicado em 30/12/2023 - 12:19 Por Letycia Bond - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O Museu das Culturas Indígenas, na capital paulista, está com a exposição Hendu Porã'rã, Escutar com o Corpo aberta, oportunidade para se aprender mais sobre o modo de viver dos guarani. A mostra abrange desenhos, vídeos, fotografias, documentos e objetos que traduzem a cultura desses povos.

A expressão hendu porã'rã é usada pelo povo guarani para descrever o "escutar com o corpo", já que o entendimento que existe é o de que o corpo é o meio pelo qual se assimila o que está no mundo, e o diálogo permanece no centro de suas vivências. Para escolher as obras e peças que iriam compor a exposição, houve um processo coletivo e participativo. O processo de seleção foi feito em cocuradoria, por Sandra Benites, Márcio Vera Mirim, Sônia Ara Mirim e Tamikuã Txihi.

Um dos aspectos tidos como fundamentais para os guarani e que aparecem na exposição são os sonhos. A mostra também aborda a relação com os alimentos como o milho e a erva-mate, a dança e sua percepção em torno do conceito de tempo.

A presença dos guarani se faz perceber por meio de uma instalação no museu, não somente por meio de recursos visuais, mas também sonoros, como conhecimentos transmitidos pela oralidade e cantos de mestres. Nesse contexto, para ter um contato melhor, o público é convidado a se sentar em um banco usado em rituais, chamado de tenda'i.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2023-12/expos…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.