VOLTAR

Exposição em homenagem ao Marechal Cândido Rondon

Site da Funai
04 de Set de 2002

Um trabalho de pesquisa de dois anos vai ser apresentado ao público, a partir de sexta-feira (06/08), na exposição "Nosso herói Rondon". A mostra é uma homenagem à vida e à obra de Marechal Cândido Rondon, o primeiro indigenista brasileiro e patrono das comunicações, em parceira do Memorial dos Povos Indígenas e da empresa TCO Celular. A abertura será feita nesta quinta-feira às 19:30h, no Memorial, e contará com a participação do presidente da Funai, Artur Nobre Mendes, do presidente da TCO, Mário César, de umas das lideranças indígenas do Xingu, o cacique Aritana Yawalapiti, de autoridades do Governo do Distrito Federal, além de outros índios Yawalapiti do Parque Nacional do Xingu. A exposição contará com fotos, vídeos, atividades interativas e objetos ligados ao dia-a-dia de Rondon.

Ele viveu de 1865 a 1958 e foi um dos responsáveis pela expansão do telégrafo no Brasil e pela ratificação das fronteiras brasileiras. Também lutou pela preservação de vidas indígenas no final do século XIX e início do século XX, período em que invasão de não-índios nas terras originárias foi constante promovendo a morte de milhares de indígenas. Entrando em contato com os índios, o Marechal Cândido Rondon defendeu a idéia "Morrer se preciso for, matar nunca", que demonstra o seu posicionamento em defesa dos índios.

A exposição vai até o dia 13 de outubro, e está aberta à visitação de terça a sexta, das 9h às 18h, e nos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. As escolas interessadas em visitar podem marcar um horário pelo fone 323 8477. O Memorial dos Povos Indígenas fica no Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.