VOLTAR

Exposição em Brasília mostra viagem de Orlando Villas Bôas ao Xingu

Globo Amazônia - www.globoamazonia.com
17 de Set de 2010

Começa nesta sexta-feira (17) em Brasília (DF) a exposição "Kuarup - a última viagem de Orlando Villas Bôas", com fotos e vídeos sobre a vida de um dos maiores conhecedores de cultura indígena no Brasil.

A mostra reúne 40 fotografias, além de mapas, textos e objetos pessoais de Villas Bôas. Todo o conteúdo revela a cultura indígena do Alto Xingu, em Mato Grosso, com foco na maneira como os povos encaram a morte.

Em 2003, Orlando Villas Bôas participou de um encontro em que mais de 2 mil indígenas celebraram o ritual Kuarup, que funciona como uma homenagem a seus mestres. O fotógrafo e documentarista Renato Soares registrou o evento em imagens que estarão expostas na exposição.

Dois quadros do pintor Poty Lazzarotto e uma aquarela do artista plástico Carybé estão entre os objetos pessoais de Orlando Villas Bôas apresentados na mostra, que ocorre na Caixa Cultural Brasília e fica em cartaz até 17 de outubro. Depois, segue para Salvador, na Bahia.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1618947-16052,00-EXPOSICAO+…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.