VOLTAR

Exposição da cultura indígena salva peças de fogo no Museu Nacional

Radioagencia nacional http://radioagencianacional.ebc.com.br/
Autor: Dayana Vitor
10 de Set de 2018

Nem todas as peças do acervo do Museu Nacional foram consumidas pelo fogo. Além dos itens que estavam armazenados no prédio anexo à instituição, outros foram salvos.

Entre eles, peças que estão na exposição "Índios: Os Primeiros Brasileiros", em cartaz no Memorial dos Povos Indígenas do Distrito Federal até o dia 16 de dezembro.

A mostra conta com vários itens do museu do Rio, entre eles imagens de mantos Tupinambás e um conjunto de vestimentas do povo Pankararu, usadas em rituais e confeccionadas em fibras vegetais.

Também estão na exposição, maracás, arcos e flechas, cocares de povos do Nordeste, como os Xucuru, Kiriri, Tupinambá e Fulniô.

O curador da exposição no Memorial dos Povos Indígenas é professor de antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) João Pacheco.

Ele afirmou que o acervo antropológico do Museu Nacional contava com mais 40 mil peças e as que estão em Brasília foram, algumas das poucas salvas.

João Pacheco, que conhecia bem o acervo do Museu Nacional, cita algumas das peças aque existiam no local e foram perdidas no incêndio que ocorreu no dia 2 de setembro.

Mais de 230 mil pessoas no Brasil e exterior já visitaram a exposição "Índios: Os Primeiros Brasileiros" que contêm peças do acervo do Museu Nacional.

Antes de Brasília, a mostra já tinha passado pelas capitais de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Também ficou em cartaz em Córdoba, na Argentina.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/cultura/audio/2018-09/exposicao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.