VOLTAR

Exploração de petróleo ameaça espécies

OESP, Vida, p. A16
13 de Ago de 2008

Exploração de petróleo ameaça espécies
Maior parte das áreas, já demarcadas, fica no Peru, mas há blocos no Brasil

Alexandre Gonçalves

Uma área de 688 mil km² da floresta amazônica, que engloba cinco países, está dividida em lotes para exploração de petróleo e gás natural, mas é justamente esse bloco que coincide com as regiões mais bem preservadas e de maior biodiversidade do local. Com base nesse cruzamento, os pesquisadores alertam para a necessidade de os países adotarem medidas preventivas para evitar a perda de espécies e o desmatamento.

O trabalho foi realizado por pesquisadores da Universidade Duke, na Carolina do Norte (EUA), e pelas ONGs americanas Terra é Vida e Salvem as Florestas das Américas e publicado hoje na Public Library of Science (www.plos.org).

De acordo com o estudo, cerca de 71% desse território fica na Amazônia peruana, mas há também regiões no Brasil, na Bolívia, no Equador e na Colômbia. A pesquisa aponta que cerca de 495 mil km² já foram concedidos a empresas para atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural. O resto foi demarcado, mas ainda será leiloado.

Nos últimos quatro anos, aumentou o ritmo de demarcação dos blocos para exploração no Peru. Em 2004, eram apenas 8. Hoje, já somam 64. A empresa pública responsável pelo leilão dos lotes é a PerúPetro S.A.

Para Cecília Flores, da Gerência de Relações Comunitárias da PerúPetro, o país não pode prescindir do petróleo e do gás natural para seu crescimento industrial. Mas afirma que o Peru aprendeu com os erros das décadas de 70 e 80, quando surgiram vários povoados ao redor dos campos de petróleo, favorecendo o desmatamento. "Hoje, nós possuímos uma legislação socioambiental avançada", afirma Cecília.

Ela aponta que, entre as diversas atividades econômicas baseadas na floresta, a exploração de petróleo é a menos invasiva. "Os protocolos das empresas (para evitar impactos sociais e ambientais) costumam ser mais exigentes do que a própria legislação", justifica.

AMAZÔNIA BRASILEIRA

No Brasil, toda exploração está concentrada na bacia do Rio Solimões. Duas empresas atuam na região: Petrobrás e a argentina Oil M&S. Por enquanto, só o campo de Urucu, pertencente à Petrobrás, está em produção. Cerca de 10% da área utilizada para exploração de petróleo na Amazônia ocidental encontra-se no País.

Para Clinton Jenkins, co-autor do trabalho e pesquisador da Universidade Duke, a primeira recomendação para o Brasil é explorar petróleo sem abrir estradas, para impedir o surgimento de novos aglomerados urbanos na floresta. "Não vai ser difícil para a Petrobrás, acostumada a condições de exploração adversas", afirma Jenkins. Ele lembra que a empresa brasileira tentou construir uma rodovia no Parque Nacional de Yasuní, no Equador, depois de adquirir um bloco para exploração na região. A comunidade local reagiu e a empresa adotou formas alternativas de escoar a produção. Yasuní é uma das regiões com maior biodiversidade no planeta.

Joelson Mendes, gerente-geral da unidade de negócios da Petrobrás na Amazônia, afirma que não há estradas ligando Urucu a cidades da região. A produção é enviada por dutos de 280 km de extensão até Coari (AM), onde é embarcada em petroleiros que navegam o Rio Solimões. O transporte de funcionários é por avião. Segundo Mendes, a Petrobrás pretende investir R$ 3 bilhões na Amazônia nos próximos anos.

OESP, 13/08/2008, Vida, p. A16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.