VOLTAR

Explode desmatamento em unidades de conservação na Amazônia

Climainfo - http://climainfo.org.br
Autor: Climainfo
23 de mai de 2019

Explode desmatamento em unidades de conservação na Amazônia
ClimaInfo, 23 de maio de 2019.

André Borges analisou em matéria do Estadão os últimos números produzidos pelo DETER/INPE - o Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real - para as unidades de conservação da Amazônia. De agosto do ano passado até abril, o desmatamento acumulado foi de pouco mais de 8 mil hectares. Destes, 7 mil hectares foram desmatados nos primeiros 15 dias de maio somente.

Quase metade do desmatamento das unidades de conservação ocorreu numa das áreas de maior conflito, a do Jamanxim, palco de quadrilhas de grileiros que têm apoio de políticos locais e federais.

André Borges sugere uma correlação entre o salto no desmatamento em áreas protegidas e a falta de fiscalização: entre janeiro e o meio de maio do ano passado, o Ibama e o ICMBio tinham aplicado quase 2.000 multas. Este ano, no mesmo período, foram pouco mais de 1.100, uma queda de 45%.

Para o ex-ministro José Sarney Filho, "não há surpresa nessas informações. Há tristeza. Quando um governo resolve desmoralizar os agentes do Ibama, desmontar o ICMBio e acabar com as unidades de conservação, ele só está dando o sinal verde para o desmatamento."

http://climainfo.org.br/2019/05/23/explode-desmatamento-em-unidades-de-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.