VOLTAR

Expedições exibirá Hetohoky em junho

Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Autor: Mariá Soares
22 de Mar de 2002

O ritual sagrado do povo Karajá foi gravado nas comemorações que encerraram na última quarta

Hetohoky, ritual do povo Karajá, será tema do programa Expedições, produção independente exibida na TV Cultura/TV Palmas aos domingos. A apresentadora e uma das diretoras, Paula Saldanha, a produtora Valéria Burke e o cinegrafista Roberto Werneck estão na aldeia Fontoura desde o último dia 18, gravando o Hetohoky que terminou quarta, 20. Hoje e amanhã estarão gravando o cotidiano da aldeia. O programa sobre o assunto será exibido em junho. Paula trabalha com produção independente há 25 anos e com o Expedições há seis.

Uma das manifestações do povo Karajá, o Hetohoky reuniu este ano cerca de 2 mil moradores das aldeias karajás Macaúba, São Domingos e Barra do Tapirapé. As comemorações foram em torno da passagem da infância para a vida adulta de Ixenuã Karajá de 13 anos e Hetohoky, de 10, ambos da aldeia Fontoura.

Os garotos vêm sendo preparados há seis meses. Durante o período eles foram preparados para caça, guerra, comunhão com o seu povo e receberam ensinamentos para a vida. Na madrugada de quarta eles foram levados para a Casa do Hetohoky, onde ficarão por uma semana. À tarde, eles foram levados para o pátio da aldeia onde receberam banho de ervas, e depois voltaram para a casa.

No último dia da festa aconteceram apresentações compactas do Hetohoky. Os índios mostraram as danças do Mutum e da Ariranha. A secretária de Estado da Cultura, Kátia Rocha, que desenvolve projeto na área indígena, foi à aldeia para assistir às apresentações. A aldeia Fontoura está localizada na Ilha do Bananal, às margens do rio Araguaia. A população é de 520 habitantes

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.