VOLTAR

Expedição sobrevoa cidades e pretende implantar centro cirúrgico em aldeia no interior do Acre

G1 g1.globo.com
Autor: Adelcimar Carvalho
05 de Jun de 2017

O 61o Batalhão de Infantaria de Selva (61o BIS) e o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) estão sobrevoando cidades no interior do Acre com o objetivo de escolher uma aldeia, onde deve ser implantado um centro cirúrgico para atender a população indígena do Distrito do Alto Juruá. A ação envolve também a ONG Expedicionários da Saúde (EDS), Secretaria Especial do Índio (Sesai), Aeronáutica, Ministérios da Defesa e Justiça.
Nesta sexta-feira (2), o grupo foi até Feijó e Tarauacá. A coordenadora do Dsei do Alto Juruá, Milena Lopes, explica que esse primeiro momento é para planejar e estudar a melhor área onde deve ser implantado a unidade de saúde.
"É um projeto muito grande e que exige um grande planejamento, porque ele pretende alocar um centro cirúrgico dentro de uma aldeia. Nessa aldeia, nós realizaremos cirurgias de catarata, carne crescida, hérnia de um modo geral e cistos também. A intenção é atender populações indígenas que têm dificuldade de acesso à cirurgia" explica.
O centro vai atender os oito municípios do Dsei do Alto Juruá. São eles: Jordão, Tarauacá, Feijó, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Ainda sem definições, o local avaliado pela equipe tem sido a aldeia Morada Nova, em Feijó.
"Nessa aldeia nós concentraremos um centro cirúrgico, um complexo hospitalar e aí nós traremos os indígenas de outros municípios para esse local para serem cirurgiados", diz Milena.
No momento, a equipe sobrevoa e reconhece o território para definir a melhor maneira de logística e transporte para atender esses indígenas. O coronel da Aeronáutica que está acompanhando a operação, Júlio Pontes, destaca o reconhecimento da área para a construção da unidade.
"Ação visa levar apoio médico, odontológico, clínico e cirúrgico a populações e comunidades indígenas situadas em regiões de difícil acesso no Alto do Juruá", finaliza.

http://g1.globo.com/ac/cruzeiro-do-sul-regiao/noticia/expedicao-sobrevo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.