VOLTAR

Expedição obtém importantes descobertas no Parque Nacional do Iguaçu/PR

Ambientebrasil
30 de Mar de 2004

Com o objetivo de conciliar atividades de pesquisa e proteção ambiental no Parque Nacional do Iguaçu, localizado do Paraná, a administração dessa unidade de conservação realizou uma operação com a participação de fiscais, policiais florestais e pesquisadores a uma das últimas regiões intocadas na floresta estacional do sul do Brasil. Trata-se do vale do Rio Floriano, cuja bacia hidrográfica está totalmente inserida na chamada Zona Intangível do ParNa Iguaçu e que nunca antes havia sido explorado por pesquisadores em toda a sua extensão.
Durante a expedição, foram encontrados de 26 acampamentos de caçadores, nos quais foram localizados restos de animais, dentre os quais veados, pacas, cutias, antas, macacos-prego e capivaras, além de enorme quantidade de pescados.
Aves de relevante importância no ponto de vista de conservação - algumas delas consideradas ameaçadas de extinção - também puderam ser observadas, com destaque para a jacutinga (Pipile jacutinga), o socó-jararaca (Tigrisoma fasciatum), o bacurau-rabo-de-seda (Caprimulgus sericocaudatus) e o gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus). Uma lista com cerca de 120 espécies de aves, várias delas de grande interesse biogeográfico, deverá ser divulgada em breve. (Fonte: Ambientebrasil - www.ambientebrasil.com.br - 30/03/04)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.