VOLTAR

Expedição da UnB à Aldeia Takuara arrecada recursos em campanha emergencial para compra de cobertores solicitados por comunidades Guarani-Kaiowá

ÍNDIO CIDADÃO? - www.indiocidadao.org
Autor: Rodrigo Arajeju
22 de Jun de 2015

Professoras dos cursos de Pedagogia, Biologia e Geografia da Universidade de Brasília coordenam a "Expedição à Aldeia Takuara - Tekoha Guarani-Kaiowá", a ser realizada no período de 25 a 29/06/2015, com destino ao território de retomada indígena no município de Juti, estado do Mato Grosso do Sul. A atividade acadêmica de extensão se propõe a conhecer e oferecer respostas efetivas ao problemas enfrentados por essa população originária para garantir sua sobrevivência física e cultural diante da negativa do exercício de direitos territoriais (assista registro documental aqui: https://youtu.be/fMYW4KEHNtQ).

O grupo da Expedição será composto por professoras e alunas(os) de diferentes cursos de graduação, mestrandas(os), colaboradores, representantes do Educação Gaia Brasília e servidores da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. A população da Aldeia Takuara é uma das dezenas de comunidades da Nação Guarani-Kaiowá, maior Povo Indígena no Mato Grosso do Sul e segundo do país, que é vitimada por grave crise humanitária enquanto aguarda a conclusão do processo de demarcação de seus territórios tradicionais.

Os participantes da Expedição da UnB organizam campanha de arrecadações de doações para a população da Aldeia Takuara e outras comunidades desse Povo, com intuito de atender demandas básicas como o acesso à alimentação (assista matéria da UnB TV: https://youtu.be/2MOsaIDfig0). A pedido das lideranças indígenas, lançamos ação emergencial para a compra de cobertores. Declararam que o inverno já se iniciou no Mato Grosso do Sul e temem que o frio rigoroso da estação cobre vidas de recém-nascidos e bebês, como no ano passado, nos acampamentos precários das retomadas.

Dada a solidariedade manifestada por pessoas e organizações interessadas em realizar doações financeiras, e considerando o curto prazo restante da campanha, as professoras da UnB e colaboradores abrem exceção para arrecadar dinheiro e viabilizar a compra dos cobertores antes do embarque da Expedição, no próximo dia 25/06. O teto mínimo de cada doação é de R$ 15,00 (quinze reais), custo da unidade do cobertor em Brasília; valores maiores devem ser múltiplos de 15. Serão aceitas doações até às 22h da quarta-feira, 24/06/2015.

TRANSFERÊNCIAS E PRESTAÇÃO DE CONTAS

Os interessados devem realizar transferência para a conta do aluno Rodrigo Siqueira, mestrando do MESPT/CDS/UnB vinculado a projeto junto à comunidade da Aldeia Takuara; depois, deverá enviar o comprovante da transação bancária e os 4 últimos números do CPF para o email campanhaunbguaranikaiowa@gmail.com.

Banco do Brasil
Agência 8608-8
Conta Corrente 5649-9
Rodrigo Siqueira Ferreira
CPF: 724.444.281-53

No dia 25/06, será publicada prestação de contas parcial nesse blog contendo: nota fiscal com valor total da compra; relação dos doadores (apenas final do CPF) associados ao valor transferido; registro fotográfico dos cobertores. Após o retorno da Expedição, a prestação parcial será analisada pelas professoras responsáveis e será publicada carta declarando o balanço consolidado dessa ação emergencial.

Agradecemos o apoio e solidariedade de todas(os) e estamos à disposição para esclarecimentos.

Profa. Dra. Ana Tereza Reis (Pedagogia/UnB)
tapajuara@gmail.com
61 8161-2557

Maria Rita Avanzi (Biologia/UnB)
mariarita@unb.br

Zara Guimarães (Biologia/UnB)
zaraguimaraes07@gmail.com

Marli Sales (Geografia/UnB)
marlisales@unb.br

Rodrigo Siqueira (mestrando CDS/UnB)
campanhaunbguaranikaiowa@gmail.com
61 8141-3569

Texto de Rodrigo Arajeju, com foto da família do nhanderu Adelino Paulo (em memória) do acervo da 7G Documenta (www.7gdocumenta.com.br) - outubro de 2014.

http://indiocidadao.org/2015/06/22/expedicao-da-unb-a-aldeia-takuara-ar…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.