VOLTAR

Expedição acha novos organismos no fundo do mar

OESP, Vida, p. A21
05 de Mai de 2006

Expedição acha novos organismos no fundo do mar
Censo marinho cataloga 500 tipos de plâncton no Oceano Atlântico

A diversidade de vida no Oceano Atlântico começa a ser melhor compreendida após a última expedição do Censo da Vida Marinha, que vasculhou o fundo do mar em busca de exemplares de plâncton - microorganismos que compõem a base do ecossistema marinho, importantes na alimentação de animais e no seqüestro de carbono.
A expedição crê ter achado espécies desconhecidas de zooplâncton - de criaturas que lembram gambás a caracóis voadores e medusas pulsantes.
"Catalogamos 500 espécies e conseguimos as seqüências de DNA de 220", disse Ann Bucklin, diretora do Departamento de Ciências Marinhas da Universidade de Connecticut (EUA). Os estudos concentram-se no quilômetro superficial de massa marinha, ou um quarto do total.
O Censo de Vida Marinha deve ser concluído em 2010, quando espera-se ter obtido o DNA de 7 mil espécies.

OESP, 05/05/2006, Vida, p. A21

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.