VOLTAR

Expectativa de parques nacionais brasileiros é de receber ainda mais turistas neste verão

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Luciana Melo - luciana.melo@icmbio.gov.br
07 de Jan de 2009

O Parque Nacional (Parna) Marinho Fernando de Noronha, Parna do Iguaçu e Parna Lençóis Maranhenses. Esses são alguns dos roteiros mais procurados pelos turistas nesta época do ano. O turismo nos parques brasileiros vem tendo um aumento considerável a cada verão, devido as belezas das regiões e aos investimentos que estão sendo feitos nas unidades.

O Parque Nacional do Iguaçu, por exemplo, alcançou em 2008 o recorde histórico de visitação em 70 anos de existência. Ao longo do ano passado, a unidade de conservação recebeu 1,154,046 milhão de visitantes, número 9,34% superior ao registrado em 2007 (1,055,433 milhão).

O destaque ficou por conta do expressivo aumento de turistas brasileiros, cujo ingresso nas Cataratas do Iguaçu cresceu 18,5% em comparação com o ano anterior e atingiu a marca de 538 mil pessoas.

Em Fernando de Noronha, o número de visitantes no ano de 2008 chegou próximo a 60 mil turistas, cerca de 5 mil pessoas a mais do que em 2007. Segundo a chefe do parque, Fabiana Bicudo, a expectativa para o verão deste ano é ainda melhor. "Vem sendo confirmado um aumento desde o mês de dezembro, talvez devido a alta do dólar. A ilha está lotada e a previsão é que a alta temporada siga direto até o período de carnaval", afirmou.

Muitas autoridades também aproveitaram o período de férias para conferir de perto as belezas cênicas da região. O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, foi ao parque acompanhado da família e participou de mergulhos na piscina natural da praia do Atalaia, um aquário natural onde se pode observar uma grande diversidade de fauna marinha. Quem esteve por lá também foi o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que aproveitou a oportunidade para devolver uma das tartarugas do projeto Tamar ao mar.

Fabiana Bicudo espera que após a melhoria de infra-estrutura e serviços oferecidos aos visitantes, o Parna atraia ainda mais turistas. "Há previsão de serem implementados projetos importantes como o de revitalização de trilhas terrestres e a exposição permanente do Centro de Visitantes do parque", diz a chefe.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses também é um dos parques mais visitados nesse período de férias e espera atrair muitos turistas este ano. De acordo com o chefe substituto da unidade, Manoel Monteles, já neste inicio de ano foi possível notar o aumento no movimento do parque e a expectativa para o restante do mês é bem positiva.

O parque é um dos seis parques nacionais, que receberão os investimentos de R$ 28 milhões do programa de Turismo nos Parques, lançado pelo Ministério do Meio Ambiente em setembro do ano passado, com o objetivo de adequá-los para a exploração ambientalmente correta do turístico nas unidades.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.