OESP, Vida, p. A16
21 de Abr de 2011
Expansão urbana ameaça vida silvestre em Manaus
Não faz muito tempo, a médica Liana Martinho, de 38 anos, levou um susto ao sair cedo de casa e ver um bicho-preguiça se arrastar lentamente em frente do seu carro, atravessando uma grande avenida de Manaus. "Pensei que era um cachorro atropelado. Saí do carro e, como estava escuro, só de perto percebi que era uma preguiça", contou.
A cena não é incomum em Manaus, onde a cidade se espalha especialmente para as zonas leste e oeste, cortando a selva virgem onde moram bichos-preguiça, cobras, jacarés, sauins-de-manaus e outros animais silvestres.
"Não passa um dia sem que não haja de cinco a oito resgates de animais silvestres atordoados com a invasão de seu hábitat", lamenta o veterinário Laérzio Chiezorin, gestor do Refúgio Parque Sauim-Castanheiras, onde vivem animais resgatados.
Somente neste ano já foram realizados 362 resgates e 225 devoluções à natureza de animais que tinham condições de sobreviver fora do cativeiro. Os que não se adaptam ficam na área do Refúgio ou são soltos em matas afastadas na capital.
"É comum resgatarmos preguiças ou macaquinhos eletrocutados em fios desencapados de "gatos" feitos em invasões na periferia", diz o veterinário. O Refúgio trabalha em parceria com os órgãos de fiscalização estadual e federal. O resgate é feito pelos próprios veterinários ou pela Polícia Militar.
OESP, 21/04/2011, Vida, p. A16
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110421/not_imp709117,0.php
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.