VOLTAR

Exército dá apoio ao Amazonas

OESP, Vida, p. A16
09 de Mar de 2010

Exército dá apoio ao Amazonas

Liège Albuquerque

Algumas aldeias do interior do Estado do Amazonas só devem receber a vacina contra a gripe suína nos próximos dez dias. "Hoje (ontem) começamos (a aplicação dos imunizantes) na zona urbana dos municípios que concentram a maior parte da população indígena, mas há lugares onde os técnicos em saúde só conseguem chegar nas próximas duas semanas", explicou o coordenador da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) no Estado, Bernardino Albuquerque.

Cerca de cem mil doses da vacina seguiram para os seis municípios do Alto Solimões e Rio Negro que concentram 45% da população indígena do Amazonas. Mas, segundo a coordenação da Fundação de Vigilância em Saúde, menos de 40% do total de indígenas mora nas zonas urbanas. "Contamos até com a ajuda do Exército para, com helicópteros, chegar aos lugares mais distantes", afirmou Albuquerque.

Outro fator a ser considerado é o fato de vários indígenas, por questões culturais, não aceitarem a vacina. "Nossos técnicos têm treino para o convencimento, mas não podemos obrigar ninguém." A previsão é que a meta de vacinação de mais de 400 mil indígenas no Estado seja atingida até o fim da campanha, em 21 de maio.

OESP, 09/03/2010, Vida, p. A16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.