VOLTAR

Exército criará brigada para atuar no Alto Rio Negro - 19/02/2004

Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Corban Costa
19 de Fev de 2004

Até o final de 2006, a região do Alto Rio Negro, no Amazonas, contará com uma brigada militar do Exército, a Brigada de Infantaria de Selva. Os militares serão transferidos da 2ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Niterói, no Rio de Janeiro. Os estudos ainda estão sendo realizados pelo Estado-Maior do Exército e não prevêem a transferência de cabos, soldados e outros militares temporários.

Segundo o Centro de Comunicação do Exército (CCOMSEX), apenas os oficiais e sargentos de carreira indispensáveis aos trabalhos das brigadas em suas novas sedes é que serão transferidos. O CCOMSEX não divulgou os custos da mudança, mas adiantou que depende da alocação dos recursos do governo federal para o Programa Calha Norte.

O Exército pretende também transferir a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, localizada no Rio de Janeiro, para a cidade de Ponta Grossa, no Paraná. A mudança deverá ocorrer até o final de 2005 e será absorvida pela 6ª Brigada de Infantaria Blindada. A idéia é a de melhorar a logística e a operacionalização das forças terrestres. Outro objetivo é aproveitar as melhores condições oferecidas pela localidade para o treinamento das tropas.

O CCOMSEX informou ainda que as instalações deixadas pelas duas brigadas no Rio de Janeiro serão ocupadas por outras unidades militares ou serão vendidas. Estudos nesse sentido também estão sendo realizados pelo Exército. Com essas mudanças, serão transferidos do Rio para o Paraná e o Amazonas cerca de dois mil homens.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.