VOLTAR

EXCLUSIVO: Alunos de universidade catarinense desenvolvem projeto para preservação de manguezais

Ambiente Brasil - http://noticias.ambientebrasil.com.br
Autor: Danielle Jordan
13 de Abr de 2010

Estudantes, professores e a comunidade acadêmica estão envolvidos no Projeto Manguezal, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, desde 2008.

Os alunos analisaram quais são os resíduos jogados em uma das principais regiões do norte da ilha. Mesmo fazendo parte da Estação Ecológica de Carijós, o manguezal localizado em Pontal do Jurerê, a ação humana deixa sua marca, com a contaminação pelo lixo.

"A vegetação de borda presente no manguezal retém os resíduos sólidos. Por um lado isso é positivo, porque impede de entrar lixo na região. Porém, nessa mesma vegetação os caranguejos deixam os seus ovos e a poluição acaba prejudicando o ecossistema", explicou a coordenadora geral do Projeto, estudante da UFSC Bianca Vieira.

Até setembro de 2009, foram coletadas amostras dos resíduos sólidos urbanos acumulados no manguezal. A equipe do projeto identificou uma grande quantidade de plástico, principalmente no período do verão, quando a região é mais visitada.

Foram realizadas, ainda, palestras e oficinas sobre áreas de manguezal e resíduos sólidos voltadas aos professores, pedagogos do ensino público municipal e alunos de 5ª série do ensino fundamental.
*Com informações da UFSC.

http://noticias.ambientebrasil.com.br/exclusivas/2010/04/13/53484-exclu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.