VOLTAR

Evento promove redução de desmatamento e emissão de poluentes

Usaid/Brasil - http://brazil.usaid.gov
04 de Abr de 2009

Participantes do Katoomba Meeting discutiram soluções para mudanças climáticas

CUIABÁ - Entre os dias 1 e 4 de abril, a cidade de Cuiabá, Mato Grosso, foi sede do XIV Katoomba Meeting, parte de uma série de eventos de conservação ambiental promovidos pela organização não-governamental Forest Trends com o objetivo de debater mudanças climáticas e serviços ambientais. Com cerca de 1.500 participantes, o encontro contou com apresentações de representantes da região amazônica e do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Parceiras do Programa de Meio Ambiente da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), as organizações Aliança da Terra, Instituto Centro da Vida, Instituto Ambiental, The Nature Conservancy (TNC) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) apresentaram detalhes de projeto-piloto para a redução do desmatamento no estado do Mato Grosso, prática responsável por 75% da emissão de gases poluentes no Brasil.

Programação do encontro contou com debates e apresentações de iniciativas para o controle de mudanças climáticas.

Considerada a maior edição do Katoomba Meeting até agora, o encontro evidencia um crescimento no interesse por questões ambientais no Brasil e em florestas tropicais desde a assinatura do Protocolo de Quioto.

Durante o evento, o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, assinou a Declaração de Cuiabá em conjunto com os governadores do Pará, Amazonas, Rondônia e Acre, além de autoridades de Santa Cruz, na Bolívia, e Loreto, no Peru. O documento recomenda o apoio a uma estratégia internacional de compensação e redução da emissão de gases do efeito estufa provenientes de práticas de desmatamento e degradação ambiental. Trata-se de um apelo pelo comprometimento a nível nacional por parte da delegação brasileira que deve participar da 15ª Conferência das Partes (COP15), convenção organizada pelas Nações Unidas sobre mudanças do climáticas a ser realizada em Copenhague, Dinamarca, em dezembro deste ano.

http://brazil.usaid.gov/pt/node/385

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.