VOLTAR

Evento indígena começa hoje na Aldeia Bananal

Agecom Aquidauana - http://www.aquidauana.ms.gov.br/
Autor: Helder Lima
17 de Set de 2010

Será realizado nesta sexta-feira (17) e sábado (18), a partir das 17 horas, na Aldeia Bananal, um evento que visa resgatar a cultura e as tradições dos povos Terena em Aquidauana.

Com apoio do Governo Municipal e do Comitê Intertribal, o evento pretende reunir indígenas das 9 aldeias de etnia Terena, inclusive do Limão Verde e Córrego Seco, que estão localizados há aproximadamente 100 km da região de Taunay.

Coordenado por Uvilson Cândido e Joãozinho da Silva, o evento contará com exposição de artesanato em cerâmica, competições de cabo de força, provas de arco e flecha e o tão esperado concurso da dança Hiy'okexoti Kípaé, mais conhecida como Dança da Ema.

Na área da gastronomia haverá também a apresentação de diversas comidas típicas como hi-hi, hoé (peixe), laparé (bolo de mandioca), pôrel (caldo de mandioca), ossoiuti xupu (mandioca assada) e ossoiuti coeé (batata assada).

"Queremos promover uma grande festa de integração das 9 aldeias de Aquidauana e sobretudo reforçando o objetivo maior que é o resgate e valorização das nossas tradições e costumes", comenta um dos organizadores, Uvilson Cândido.

Segundo ele, a grande novidade será a realização do concurso da dança da ema. "Teremos a pajelança e cantoria em nosso idioma com a presença dos anciões durante a nossa dança, e isto tem uma importância muito forte na valorização da nossa cultura", explica Uvilson.

Além dos costumes e tradições, o evento pretende resgatar a língua Terena, que ao longo das gerações por pouco não foi totalmente perdida. Graças à percepção dos próprios Terena sobre a importância da língua enquanto traço comum a todas as aldeias, percebe-se cada vez mais a forte e viva presença da língua através dos falantes. Por conta disso, Uvilson explica que "será uma festa onde iremos utilizar a comunicação 100% em língua Terena".

Segundo o prefeito Fauzi Suleiman, o Governo Municipal é parceiro do evento para reconhecer mais uma vez a importância dos indígenas na construção da história de Aquidauana. "Estamos honrando nosso compromisso de resgatar a importância do povo Terena na construção de Aquidauana. Ao apoiar esse evento, mais uma vez demonstramos a seriedade de nosso governo, que vem colocando um novo olhar sobre os Terena", afirma o prefeito Fauzi.

http://www.aquidauana.ms.gov.br/noticia.php?id=Mzk5NA==

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.