VOLTAR

Etnia Trumai tem cerca de 150 indivíduos dentro do Xingu

Diário de Cuiabá
Autor: Rodrigo Vargas
17 de Mai de 2007

Os Trumai vivem na área central do Parque Indígena do Xingu e têm uma população de cerca de 150 indivíduos. Último grupo a ocupar áreas na região dos formadores do rio Xingu, na primeira metade do século 19, eles estão distribuídos hoje em três aldeias e um Posto Indígena.

Estudos mostram que a etnia era numerosa na época da chegada ao Xingu. A população, porém, foi sendo reduzida em função de conflitos com outras etnias e com a chegada de epidemias de gripe e sarampo, que levaram o grupo a ser considerado em extinção.

Em 1938, por exemplo, havia pouco mais de 43 índios trumai. Duas décadas mais tarde, eles somavam apenas 18 indivíduos. Em 1966, a população era de 26 índios. Nos últimos anos, porém, a população vem se recuperando.

"O grupo foi aos poucos se recuperando graças a casamentos com pessoas de outras etnias e crescimento vegetativo. Atualmente continua crescendo", diz texto da enciclopédia "Povos Indígenas do Brasil", da Ong Instituto Socioambiental (ISA).

Segundo a Ong, tem havido grande dispersão dos trumai por municípios da região, o que prejudica a manutenção da identidade étnica e cultural. "Há poucos homens e mulheres mais velhos e certas tradições estão se tornando menos freqüentes".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.