VOLTAR

Estudos de pesquisadores da UFRJ são furtados na última semana de trabalho no Pantanal de MS

G1 g1.globo.com
26 de Jan de 2018

Um casal de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que estudam a língua dos guatós - povo indígena que habitava a região do Pantanal de Mato Grosso do Sul - tiveram os dois notebooks onde estava armazenada a pesquisa furtados. Eles iriam finalizariam os trabalhos em Corumbá nesta semana.

"A gente veio para Corumbá para documentar os últimos falantes da língua. Como ela é uma língua indígena muito pouco documentada, a gente veio aqui para fazer gravações de áudio, gravações de imagem e a gente fazia beckup nesses computadores", explicou o pesquisador Gustavo Godoy.

Os levantamentos começaram há dois anos. O antropólogo e a linguística consideram o sumiço dos computadores prejuízo maior do que a perda material. Segundo eles, vídeos, anotações e outras informações importantes para a conclusão do trabalho estavam nos equipamentos.

"Nesses computadores têm materiais únicos, que são gravações da língua guató, que vai se acabando. Provavelmente a poucos anos não vai mais ter mais falante. Além das gravações da língua em si, tem materiais da ida da dona Eufrázia para a aldeia Uberaba, que foi um acontecimento inédito, porque ela não voltava lá há mais de cinquenta anos", contou Kristina Balykova.

O episódio aconteceu na última semana de pesquisas do casal no município pantaneiro. A suspeita é que os bandidos tenham tido acesso aos aparelhos por meio de uma das janelas da casa onde os estudiosos estão hospedados. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

https://g1.globo.com/ms/mato-grosso-do-sul/noticia/estudos-de-pesquisad…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.