VOLTAR

Estudo paleoambiental pode trazer respostas para mudanças climáticas

Fapeam - http://www.fapeam.am.gov.br
Autor: Margarete Rocha
14 de Abr de 2011

As constantes notícias de desastres naturais, as mudanças climáticas repentinas e todas as implicações decorrentes dos cataclismos atuais foram algumas das inquietações que resultaram no estudo denominado 'Áreas abertas Amazônicas e ciclos climáticos: padrões filogeográficos como indicadores para reconstruções da história paleoambiental'.

Desenvolvida a partir de uma iniciativa das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados de São Paulo e Amazonas, a pesquisa visa entender o que aconteceu com as áreas abertas e florestais da Amazônia durante os ciclos glaciais do passado, bem como suas interferências no meio ambiente e no clima.

O projeto está sendo desenvolvido pela doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (USP), Camila Cherem Ribas, pelo doutor Jean Paul Metzger, do Departamento de Ecologia da USP, e pela doutora Cintia Cornelius Frische, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

"Com essa informação poderemos compreeender melhor como as mudanças climáticas afetam na distribuição de áreas abertas e florestais da Amazônia, isso ajudará a prever acontecimentos tanto presentes quanto futuros decorrentes das modificações do clima", afirmou a doutora Camila Ribas.

Descobertas

A coleta de dados e as análises estão concentradas em dois complexos, de campinas e campinaranas, um na região do rio Araçá e o outro no Parque Nacional do Jaú, localizados na Bacia do Rio Negro. O trabalho baseou-se em coletas de sangue de aves que ocorrem exclusivamente nessas áreas. "Agora estão sendo realizadas as análises genéticas, para entender a ecologia e evolução dessas populações", explicou Ribas.

De acordo com a doutora, a discussão sobre a interferência das mudanças climáticas na distribuição de áreas abertas e florestais amazônicas e a possibilidade de prever outras alterações no clima é pertinente ao presente cenário climático.

"Essa questão torna-se ainda mais importante frente às mudanças climáticas que estão acontecendo e são previstas para o futuro próximo, já que entender as consequências dos ciclos glaciais do passado é uma maneira de compreender quais podem ser as implicações dessas mudanças climáticas", salientou.

Perspectiva

Para 2011 a doutora Camila Ribas, realizará novas coletas no Parque Nacional do Viruá e na Bacia do Rio Madeira, dando continuidade à obtenção de dados em laboratório a partir das amostras obtidas.

Ainda segundo a pesquisadora, o estudo é atrelado a alguns indícios de alteração do clima, como o aumento de temperaturas, o aumento de regiões mais secas e das áreas desérticas, maior intensidade das chuvas e o aquecimento dos oceanos.

FAPEAM/Fapesp

O Programa FAPEAM/Fapesp apoia pesquisadores interessados, vinculados a Instituições de Ensino Superior ou Pesquisa, públicas ou privadas, nos Estados de São Paulo e Amazonas, a desenvolverem projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos por meio dos quais podem realizar programas de intercâmbio de pesquisadores e estudantes.

Os projetos de pesquisa deverão criar conhecimento científico, formar competências e alianças estratégicas para o desenvolvimento científico e tecnológico dos Estados de São Paulo e Amazonas. No último edital do Programa FAPESP/FAPEAM (Edital 006/2009 - FAPESP-FAPEAM), foram aprovadas cinco propostas que juntas somam um investimento superior a dois milhões de reais para a execução das pesquisas.

http://www.fapeam.am.gov.br/noticia.php?not=5134

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.