VOLTAR

Estudo mostra importância de proteger áreas na Amazônia

OESP, Vida, p. A18
25 de Mai de 2010

Estudo mostra importância de proteger áreas na Amazônia

Uma pesquisa confirma a importância de proteger áreas na Amazônia para reduzir o desmate e combater as mudanças climáticas. Foram analisadas 595 áreas protegidas na floresta amazônica. De 206 áreas criadas após 1999, por exemplo, mais da metade (115) apresentou maior eficácia depois de ter sido designada como protegida. O trabalho diz que a expansão da proteção de áreas na Amazônia brasileira foi responsável por 37% da redução total da região do desmatamento entre 2004 e 2006 - o que evitou também as emissões de gases-estufa.
O estudo foi publicado na revista PNAS, da Academia Nacional de Ciências dos EUA, por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e da ONG WWF, entre outros. Segundo os cientistas, porém, criar áreas protegidas não é suficiente. É preciso ter ações de conservação destinadas a proprietários privados.

OESP, 25/05/2010, Vida, p. A18

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100525/not_imp556276,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.