VOLTAR

Estudo do Pnuma mostra ameaça às aves migratórias

OESP, Vida, p. A22
08 de Mai de 2010

Estudo do Pnuma mostra ameaça às aves migratórias

Afra Balazina e Andrea Vialli, com Efe

Um total de 1.227 espécies de aves migratórias está ameaçado, o equivalente a 12,4% das 9.865 existentes, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). "Essas aves têm um papel de indicadores, já que nos permitem observar os efeitos negativos da nossa forma de vida sobre o planeta e sobre a biodiversidade", afirma o diretor do Pnuma, Bert Lenten. Quando uma ave está em perigo de extinção, isso supõe "que as condições de determinados ecossistemas mudaram, o que pode afetar outras espécies dependentes".
A ONU diz que cerca de 19% das aves estão classificadas como migratórias. Um total de 31 espécies se encontra na lista vermelha da União Mundial para Conservação da Natureza . Entre elas, o periquito-de-ventre-laranja, o maçarico-de-bico-fino e o albatroz-das-galápagos. Essas espécies enfrentam ameaças como a agricultura e a invasão de animais exóticos.

OESP, 08/05/2010, Vida, p. A22

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100508/not_imp548810,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.