VOLTAR

Estudantes norte-americanos arrecadam doação para os Yanomami

CCPY-Comissão Pró Yanomami-Boa Vista-RR
29 de Abr de 2003

Cinco comunidades yanomami receberão em breve um computador cada uma, que serão instalados pela CCPY nos postos de saúde administrados pela ONG URIHI Saúde Yanomami. Esse equipamento vem atender a uma demanda dos próprios Yanomami através da CCPY. Os recursos para a compra desses computadores forma arrecadados numa campanha realizada por estudantes do ensino médio da região de Boston, Estados Unidos, sob a coordenação de Lisa Matthews da organização Cultural Survival, entidade norte-americana de defesa das minorias étnicas. Os estudantes conseguiram, por meio de doações individuais, arrecadar US$ 3.800, quantia que permitirá a compra dos equipamentos.
Em novembro último, os professores Antonio Yanomami (Ajuricaba) e Dário Yanomami (Watorik+) e o agente de saúde Geraldo Yanomami (Toototobi), acompanhados do coordenador do Projeto de Educação da CCPY, Marcos de Oliveira, visitaram na cidade de Cambridge (EUA), a convite da Cultural Survival.
O grupo participou de uma série de encontros com professores e estudantes, com a finalidade de divulgar o modo de vida dos Yanomami e os problemas que eles enfrentam em seus contatos com a sociedade envolvente. Os professores indígenas participaram da conferência estudantil Yanomami: Achieving Autonomy through Education ("Yanomami: Alcançando Autonomia através da Educação"). Com sua falas, os Yanomami sensiblizaram professores e alunos, o que estimulou muitas turmas de estudantes a participar da campanha que resultou na doação dos computadores.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.