VOLTAR

Estudantes indígenas põem em prática conhecimentos do curso técnico de enfermagem no Jets

Conexão Tocantins - http://conexaoto.com.br
14 de Mai de 2014

Além de participarem como atletas dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), alunos do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente (Cemix) Warã, em Miracema, a 78 km de Palmas, também auxiliam no atendimento aos estudantes que necessitam de primeiros socorros.

Para a turma do 4o ano do ensino médio técnico em Enfermagem, a experiência serve para por em prática o que aprenderam em sala de aula. O trabalho dos alunos nos Jogos é supervisionado pelo coordenador do curso de enfermagem, professor Yuri Couto Viana. "Eles estão aptos a realizar o atendimento inicial, realizando os primeiros socorros. Em casos mais graves chamamos a ambulância e acompanhamos o paciente até o hospital. Esta é a segunda turma concluinte, mas é a primeira vez que os alunos vêm auxiliar nos Jets", ressalta.

Um dos estudantes de enfermagem que está atuando nos Jogos é Romário Srwasde Xerente. Ele conta que sempre se interessou pela área da Saúde e poder participar da competição foi uma grande oportunidade. "Para nós é um privilégio estar aqui dando assistência nos Jets. Esses quatro anos aprendemos para isso e ao mesmo tempo em que colocamos em prática também aprendemos mais", enfatiza o estudante, que já planeja cursar também Medicina e ajudar a comunidade indígena.

Sobre os Jogos

As fases regionais dos Jogos Estudantis estão sendo realizadas desde o fim do mês de abril e seguem até 6 de junho. Ao todo, as competições foram divididas em 10 regionais e, após a classificação dos alunos nesta etapa, será realizada a fase estadual dos Jogos e definição dos vencedores dos Jogos em 2014. (Ascom Seduc)

http://conexaoto.com.br/2014/05/14/estudantes-indigenas-poem-em-pratica…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.