VOLTAR

Estudantes indígenas da UEMS realizam seminário amanhã

Dourados Agora
09 de Abr de 2007

Acadêmicos indígenas da UEMS se reúnem em Dourados amanhã (10/04), das 7h30 às 17h, para o 3o SEIES - Seminário de Estudantes Indígenas de Ensino Superior. Com discussões focando o tema "Direitos Humanos e Educação Superior Indígena", o evento se realiza no auditório central da instituição, sob coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, com apoio da Rede de Saberes e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/MEC.

O seminário terá palestras, grupos de discussão e apresentações artísticas. Os palestrantes serão o professor Dr. Marco Antônio Barbosa (USP), que falará sobre os direitos indígenas na Constituição Brasileira, a partir das 9h; o advogado Wilson Matos da Silva (presidente da Comissão Especial de Assuntos Indígenas OAB/MS - Convênio Missão Funasa), que vai discorrer sobre a "Formação Superior e Direitos Indigenistas", a partir das 10h; e a secretária de Estado de Trabalho, Assistência Social e Economia Solidária, Tania Maria Garib, que vai palestrar sobrea bolsa universitária indígena, às 13h30.

Às 15h30, a professora Fabiane Ganassin vai apresentar as atividades do Núcleo de Pesquisa sobre a Questão Indígena da UEMS (NUPEQI), que congrega pesquisadores de diferentes áreas para estudar os diversos povos de Mato Grosso do Sul.

A UEMS, pioneira no estado na oferta de vagas através do sistema de cotas, vem aumentando a inserção de alunos negros e índios no meio acadêmico desde 2004 e, desta forma, ampliando a formação de profissionais desses segmentos étnicos na construção do pensamento para a solução dos problemas nacionais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.