VOLTAR

Estudantes de Roraima debatem "Desafios para uma Educação Superior para os Povos Indígenas"

Conselho Indígena de Roraima
14 de Jun de 2007

Com o objetivo de promover um debate entre os estudantes indígenas do ensino médio e superior sobre os desafios do Ensino Superior, estudantes indígenas de Roraima realizam no dia 16 de junho de 2007, no auditório da Universidade Federal de Roraima o Seminário "Os Povos Indígenas e os Desafios do Ensino Superior em Roraima, com o tema: Os estudantes indígenas na universidade: vivências e perspectivas".

Nos últimos anos o ingresso de indígenas no ensino superior, seja nas universidades publicas ou privadas teve um grande avanço. Nesse novo contexto, o estudante indígena vem enfrentando diversas dificuldades para permanecer e concluir com êxito os estudos em nível superior, o que vem gerando desanimo e desistência.

A universidade Federal de Roraima vem desenvolvendo ações de incentivo à formação superior indígena, por meio de cursos de graduação, cursos de extensão, programas de iniciação cientifica, projetos sociais, dentre outras ações. A Faculdade também tem realizado um trabalho voltado a formação superior indígena em varias áreas de conhecimento.

Em razão disso, grande expectativas têm-se gerado nas comunidades indígenas, que tem lutado insistentemente por condições de acesso e de permanência no ensino superior. Por isso, a necessidade de se debater seriamente sobre as dificuldades para o acesso, manutenção e permanência nesse nível de ensino, bem como os compromissos dos estudantes para com suas comunidades e, por fim, sobre as formas de apoio que organizações e comunidades devem e podem dar de modo efetivo, aos estudantes indígenas de Roraima.

O Seminário vai discutir os assuntos: Luta do Movimento Indígena pelo Ensino Superior; Expectativas, Experiências e Desafios na Formação Superior Indígena; Diagnóstico do Estudante Indígena no Ensino Superior e as Instituições de Ensino Superior face às demandas indígena.

Entre os palestrantes convidados do Seminário, Enilton André, membro da Organização dos Professores Indígenas de Roraima - OPIR, que vai discutir o assunto a Luta do Movimento Indígena pelo Ensino Superior. Para participar do Seminário foram convidados representantes e estudantes das instituições de ensino, Universidade Federal de Roraima - UFRR, Faculdades Cathedral, Atual da Amazônia, Faculdade Roraimense - FARES, CEFET e UERR.

O seminário tem a parceria das Organizações Indígenas, Associação dos Povos Indígenas de Roraima-APIRR, Organização dos Professores Indígenas de Roraima-OPIR, Organização das Mulheres Indígenas de Roraima-OPIR, Conselho Indígena de Roraima - CIR, da Fundação Nacional do Índio- FUNAI, Fundação Ford, LACED/MN-UFRJ e Universidade Federal de Roraima e o apoio do Programa E`mapia do Núcleo Insikiran de Formação Superior Indígena, da Universidade Federa de Roraima.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.