VOLTAR

Estrada-Parque no roteiro das trilhas do cicloturismo

MS NOTÍCIAS
03 de Mar de 2008

Uma experiência única para os aventureiros do pedal e o potencial da região para a modalidade do cicloturismo, traduzem o sucesso do Pedalando na Estrada Parque Pantanal - Uma Aventura Ecológica, evento realizado pela Prefeitura de Corumbá no domingo, 2, com a participação de 80 homens e mulheres apaixonados pela natureza.

Eles percorreram cerca de 51 quilômetros de bicicleta, enfrentando o forte calor e os obstáculos naturais da estrada de terra, como lamaçal e areia. A exaustão deu lugar ao prazer de pedalar em um dos lugares mais belos do Pantanal. Ficou a certeza de que a Estrada-Parque é ideal para a prática desse esporte aliado ao meio ambiente.

Este ano, a Secretaria Executiva de Turismo (Setur) programou uma comemoração especial para o Dia Nacional do Turismo com a realização do evento na antiga estrada boiadeira, transformada em unidade de conservação em 1992. Para o secretário de Turismo, Carlos Porto, o cicloturismo é mais um produto que pode ser explorado na região dentro da segmentação do turismo no Pantanal.

"A modalidade tem um apelo forte, aliando aventura e turismo, e o município pretende criar um roteiro pelo menos uma vez por ano", anunciou o secretário. Para ele, o cicloturismo atrai amantes da natureza de todo o País e gera ocupação na rede hoteleira da região, além de divulgar ainda mais as belezas da Estrada-Parque.

A criação de novos produtos dentro do ecoturismo acompanhará os investimentos públicos, disse Porto. Com recursos federais e estaduais, a Estrada-Parque ganhará este ano um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e sinalização ambiental, turística e rodoviária, além da manutenção da via de acesso e das dezenas de pontes de madeira.

O passeio pela unidade, que tem uma extensão de 120 quilômetros, começou com o encontro dos ciclistas no Buraco da Piranha, trevo com a BR-262, para um café da manhã reforçado com frutas e as boas-vindas dos organizadores. A largada deu-se por volta de 7h de domingo. A maratona ecológica contou com ambulância e veículos de apoio.

Trilha aprovada

Participaram 54 ciclistas de Campo Grande, dos grupos Trilheiros do Pantanal, Bliss Bicicletaria, Pedal da Trilha e Gilmar Bicicletas, e 24 de Corumbá (equipe Funec) e dois bolivianos. Veteranos no esporte, em sua maioria, os aventureiros superaram o cansaço curtindo as belezas do lugar, que começa a sair do ciclo da seca para uma nova cheia.

Acostumado a pedalar pelo Pantanal durante vários dias, José Albissu, conhecido como Bissú, aprovou a trilha. "Foi fantástico", resumiu. Integrando a equipe Trilheiros do Pantanal, Bissú, 58 anos, sugeriu realizar o passeio durante dois dias, com o que concorda o secretário Carlos Porto. "O lugar é um paraíso, dá prazer pedalar."

Os ciclistas cumpriram uma longa etapa, em cinco horas. Foram 47 quilômetros entre o Buraco da Piranha e a Curva do Leque. No caminho, atoleiros, bitolas abertas pelos caminhões e muita areia. Em compensação, muita água cristalina lambendo a estrada, em ambos os lados, e o barulho dos bichos quebrando o silêncio.

Arroz carreteiro

A travessia do Rio Miranda de balsa (a ponte está em reformas), no Passo do Lontra, já foi motivo para fotografias. No caminho, algumas paradas para descansar e repor as energias. O forte calor foi aliviado por muitos se refrescando nos corixos. A chegada reservou outro prazer: saborear o arroz carreteiro, comida típica das comitivas de gado.

"Foi um dos melhores passeios que já fiz. Sempre tinha vontade de conhecer a Estrada-Parque", disse José Jorge Ferlini, 55. O passeio também foi um teste para estreantes no cicloturismo, como Cristiane Correia, 29 anos, advogada, de Campo Grande. "O visual é uma coisa maravilhosa. A gente nem percebe o cansaço, parece que as energias recarregam naturalmente. Foi muito lindo", testemunhou.

Da Curva do Leque, o grupo seguiu em ônibus até a entrada da cidade, reiniciando a pedalada no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros. Seguiram até o Porto-Geral, onde chegaram no início da noite, para uma confraternização e jantar à base de peixe e salada.

Parceiros

Um dos apoiadores do evento, o general-de-brigada José Carlos dos Santos, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, participou do encontro e lamentou não ter participado do passeio devido a compromissos. O Exército transportou parte das bicicletas até a Estrada-Parque e um veículo tracionado acompanhou todo o percurso em apoio.

Também foram parceiros as secretarias executivas de Meio Ambiente e de Saúde, Secretaria de Promoção da Cidadania, através da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec); o Governo do Estado, através da Fundação Estadual de Desporto e Lazer (Fundesporte) e Fundação do Turismo do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundtur) e ainda a empresa de transporte Expresso Corumbá, Polícia Militar Ambiental, Agesul e MMX Mineração e Metálicos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.