VOLTAR

Estrada Paraty-Cunha vai ser asfaltada

O Globo, Rio, p. 16
13 de Abr de 2006

Estrada Paraty-Cunha vai ser asfaltada
Ibama autoriza obra no Parque da Bocaina

Uma polêmica que dura mais de 30 anos chega ao fim hoje. Criticada por alguns ambientalistas, a pavimentação de um trecho de nove quilômetros da Estrada Paraty-Cunha, que corta o Parque Nacional da Bocaina, foi autorizada pelo Ibama, que administra a área. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa de uma solenidade hoje, na Casa de Cultura de Paraty, onde será assinado um protocolo de intenções entre o Ibama, as prefeituras daquele município e de Cunha, a Eletronuclear e o governo do estado para pavimentação da estrada. O DER, contudo, adiantou que é impossível começar a obra neste ano, mas já tem pronto o projeto para a pavimentação da estrada.

A estrada que liga Paraty ao município paulista de Cunha tem cerca de 90 quilômetros, mas somente o trecho íngreme de 9,6 quilômetros no interior do parque não está pavimentado. Como não há manutenção, a estrada está esburacada e o tráfego é difícil em dias de chuva. O trecho que não está pavimentado fica no Estado do Rio.

Considerada importante para o acesso de turistas paulistas ao Sul Fluminense, a estradinha, que corta exuberante vegetação de Mata Atlântica, nunca foi pavimentada devido à proibição do Ibama. A Eletronuclear, através de compensação ambiental, também participa da execução da obra.

- O projeto de pavimentação prevê a construção de duas guaritas e uma série de normas que restringem o acesso ao parque. Só por este motivo o Ibama autorizou a pavimentação. Ela será benéfica à conservação do parque - explicou o superintendente do Ibama no Rio, Rogério Rocco.

A obra será feita de acordo com o Plano de Manejo do Parque da Bocaina. Em vez de asfalto, o pavimento será feito em blocos de concreto com pigmentação especial para manter a permeabilidade do piso.

O Globo, 13/04/2006, Rio, p. 16

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.