VOLTAR

Estrada é desbloqueada

Correio do Povo-Porto Alegre-RS
20 de Set de 2003

Reunião realizada na tarde de ontem, na Delegacia de Polícia de São Valentim, possibilitou o fechamento de acordo para a liberação, na noite dessa sexta-feira, da estrada que liga Benjamin Constant do Sul a Faxinalzinho. Quinta-feira, famílias de caingangues, dissidentes da reserva de Votouro, interromperam o tráfego na via com pedras e troncos, a cinco quilômetros da sede municipal. O prefeito Jairo Cima (PT) informou que o grupo é formado também por indígenas que estão desde 2002 na entrada da cidade. Eles estariam pretendendo formar uma nova reserva e acusam o cacique de Votouro, Jacir de Paula, de não agilizar a vinda de técnicos da Funai para a região, a fim de retomar os estudos sobre terras.
Enquanto as famílias caingangues dissidentes prometeram desobstruir a estrada, as lideranças indígenas da reserva de Votouro se comprometeram a analisar a possibilidade das mesmas serem novamente aceitas na reserva. Os índios aceitaram liberar a via, mas ficam no local do protesto até que sua situação junto à reserva seja finalmente solucionada. Participaram da reunião também representantes da Funai e policiais.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.