VOLTAR

Estiagem atinge um quinto das cidades do Sul

FSP, Cotidiano, p. C4
05 de Mai de 2009

Estiagem atinge um quinto das cidades do Sul

Afonso Benites
Da agência Folha

A estiagem atinge uma em cada cinco cidades do Sul do país. Parte delas está recorrendo a caminhões-pipa para abastecer seus reservatórios de água.
Segundo a Defesa Civil nos Estados, 250 dos 1.188 municípios da região decretaram situação de emergência devido à seca.
São 153 cidades no Rio Grande do Sul, 83 em Santa Catarina e 14 no Paraná. O número deve aumentar.
Cerca de 750 mil pessoas foram atingidas pela estiagem antecipada, já que o fenômeno geralmente ocorre em junho.
De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Instituto Tecnológico Simepar, choveu só um terço do previsto para março e abril devido ao fenômeno La Niña (que altera a circulação dos ventos e a atuação de frentes frias) no oceano Pacífico.
Braun diz que a situação mais crítica é na zona urbana. "A perda na área rural pode ser revertida na primavera. Na urbana, os reservatórios levarão mais tempo para encher."
Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil de Chapecó (583 km de Florianópolis), Sérgio Walner, desde abril 30 caminhões estão abastecendo os reservatórios.
Os veículos que transportavam combustível e leite foram adaptados para levar água. "As carretas vão até o rio Uruguai [a 20 km] para pegar água."
Nas escolas e postos de saúde são distribuídas garrafas de água mineral doadas por Blumenau.
No Rio Grande do Sul, 17 caminhões com reservatórios móveis, de 4.500 litros de água cada um, percorrem as regiões norte e noroeste do Estado para abastecer os reservatórios.
Em Barra do Guarita (510 km de Porto Alegre), um terço da população (970 pessoas) foi atingida pela seca, de acordo com a Defesa Civil municipal.
No Paraná, a preocupação é com os incêndios. Em abril foram 1.677 em florestas -104 a mais do que no primeiro trimestre do ano, diz a Defesa Civil.

FSP, 05/05/2009, Cotidiano, p. C4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.