VOLTAR

Estado terá grupo especial para debater uso da floresta

O Liberal-Belém-PA
26 de Fev de 2003

O secretário especial de Produção, Sérgio Leão, disse ontem, durante reunião com líderes da indústria madeireira, que o governo do Estado vai criar um grupo para discutir e encaminhar questões específicas do setor. Segundo ele, será um espaço institucionalizado, semelhante a uma câmara técnica, com representantes de empresários e dos organismos governamentais envolvidos na questão, "cobrando funcionamento do que for decidido tanto pelo lado dos empresários como dos órgãos públicos".

A medida foi a resposta inicial do secretário ao documento entregue a ele pelos empresários, pedindo apoio do governo em questões como a carga tributária sobre as exportações, as deficiências do porto de Belém e a burocracia dos órgãos ambientais e fundiários. Os custos para compra de terras destinadas ao manejo florestal são três vezes maiores do que as terras para pastagem, informaram. "O governo do Estado deve ser atuar como árbitro, substituindo o Ibama na questão ambiental", sugeriu o presidente da União das Entidades Florestais do Pará (Uniflor), Justiniano Neto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.