VOLTAR

Estado promete obras em reserva indígena

Diário Catarinense (Florianópolis - SC)
07 de Mar de 1997

Diretor da Secretaria de Justiça e Cidadania, Sandoval Barreto, garantiu que o governo do Estado começará, no próximo mês, as obras para a elevação e abertura de pontes e a construção de duas estradas para a reserva indígena Duque de Caxias. Os índios Xokleng afirmam que só vão deixar o local da barragem Norte, ocupado há um mês, quando as obras forem concluídas. A procuradora geral da República Ana Lúcia Hartmann, lembrou de outras promessas pendentes para a comunidade, como a construção de casas, a eletrificação da aldeia e o pagamento de indenização.

Já a situação dos Krikatí, do sul do Maranhão, deverá contar com o pagamento de verbas do governo para os posseiros que estão ocupando a área da reserva dos índios, com a condição de se retirarem do local. A Funai, junto a engenheiros e topógrafos, já está na área para iniciar o processo de demarcação. Alguns posseiros, inclusive, balearam índios na região, aumentando dessa forma o clima de tensão.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.