VOLTAR

Estado do Rio de Janeiro apresenta o mais completo mapeamento de sua biodiversidade

Instituto BioAtlântica - www.bioatlantica.org.br
27 de Mai de 2009

Pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto Biomas, em parceria com a Embrapa, o CEPERJ e o Instituto BioAtlântica, com apoio da Conservação Internacional, da Faperj e da Petrobras, lançaram hoje, no Jardim Botânico, o livro "Estratégias e ações de conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro".

O livro é resultado de quatro anos de intenso trabalho e tem como propósito contribuir para reverter o quadro de degradação da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro, de forma a preservar sua biodiversidade. Sua elaboração envolveu mais de 100 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento de múltiplas instituições.

Com os resultados, pretende-se fornecer informações e propostas de ação para subsidiar as políticas para a conservação, a disseminação das informações e o suporte para o planejamento do uso da terra e a proteção dos remanescentes florestais e da biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro.

Parte das informações publicadas no livro, como, por exemplo, os indicadores de implantação de unidades de conservação, de governança municipal e de valor de conservação, estarão em breve disponíveis também no sistema GeoAtlântica.

Desenvolvido pelo Instituto BioAtlântica, o sistema permitirá o cruzamento de informações socioambientais com dados sobre infra-estrutura, socioeconomia e atividades produtivas, com a finalidade de apoiar a tomada de decisão, priorizando a conservação dos recursos naturiais, e disseminar conhecimento entre todos os setores da sociedade.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.