VOLTAR

Estado deverá ter 16 unidades de conservação, incluindo a Serra do Cachorro

Diario de Pernambuco - http://www.diariodepernambuco.com.br/
30 de Dez de 2013

A Serra do Cachorro, no Agreste, será o primeiro monumento natural do estado. O processo de criação da unidade passou por quase todas as etapas formais. Falta apenas o governador do estado assinar e publicar o decreto declarando tal condição. Isso está previsto para os próximos dias. O monumento, segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, em entrevista ao Diario de Pernambuco, será um dos símbolos da política ambiental do estado, que prevê a criação de 16 unidades de conservação estaduais em 2014.

Hoje existem 72. Na estrevista, Sérgio ressaltou que o tamanho do Monumento Natural da Serra do Cachorro, localizado no limite dos municípios de São Caetano, Tacaimbó e Brejo da Madre de Deus, é consequência de longa negociação com os moradores da área. O projeto original previa que a unidade tivesse 2,5 mil hectares de caatinga. A proposta encaminhada para a aprovação do governador Eduardo Campos prevê 1.378 hectares do bioma.

"Essa redução foi em resposta a pedidos das famílias que residem no local e tiram o sustento basicamente da de suas terras", disse. Ao fazer isso, acrescentou Xavier, procura-se envolver os moradores do lugar na proposta de preservação do monumento, prática que é defendida nas políticas e estudos ambientais. "A realidade mostra ser bom a comunidade ao lado dos projetos", completou.

Esse mesmo espírito, segundo ele, tem se procurado desenvolver em outros projetos, a exemplo do plano para fazer do arquipélago de Fernando de Noronha um espaço em que a produção de carbono seja neutralizada e a implantação do Parque Estadual dos Naufrágio. O plano voltado para Noronha foi lançado este ano pelo estado e prevê ações no combate aos efeitos das mudanças climáticas. Entre as ações, a geração de energia limpa. Os projetos de meio ambiente, segundo o secretário, não podem ser vistos como algo de apenas um "ator da sociedade ou do governo". Eles exigem o trabalho conjunto do estado, prefeituras, União, empresas e sociedade.

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/12/30…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.