VOLTAR

Estado de São Paulo participará do Inventário Florestal Nacional

Serviço Florestal Brasileiro - http://www.florestal.gov.br/
04 de Dez de 2017

Estado de São Paulo participará do Inventário Florestal Nacional
Parceria será formalizada por meio de acordo de cooperação técnica entre Serviço Florestal Brasileiro, Secretaria de Meio Ambiente e Instituto Florestal de São Paulo

Serviço Florestal Brasileiro

A Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Florestal de São Paulo irão apoiar a realização do Inventário Florestal Nacional (IFN) no estado. O diretor de Pesquisa e Informações Florestais do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Joberto Freitas, e a gerente executiva do IFN, Claudia Rosa, estiveram na capital paulista, no dia 27 de novembro, para apresentar a iniciativa aos dirigentes dos órgãos e conversar sobre possíveis parcerias e estratégias para a implementação do IFN no estado.

Participaram da reunião o secretário de Meio Ambiente, Maurício Brusadin, o secretário adjunto de Meio Ambiente, Eduardo Trani, o diretor geral do Instituto Florestal, Luis Alberto Bucci, entre outros integrantes.

O estado tem um histórico de mais de 20 anos com inventário de reflorestamentos e vegetação nativa com base em imagens de satélite. Trani afirmou que a implementação do levantamento com a metodologia nacional vem em um momento importante para o estado. "Os dados do IFN serão importantes para o desenvolvimento do Zoneamento Ecológico-Econômico do estado, por exemplo", destacou.

O Serviço Florestal dará início ao IFN no estado pelas áreas de Cerrado, visitando os 263 pontos previstos para a coleta de dados. O governo estadual pretende apoiar a realização do estudo em parte do bioma Mata Atlântica no estado, financiando a coleta de dados.

Segundo Joberto Freitas, o Serviço Florestal tem estabelecido acordo em todos os estados para a implementação do IFN. "Além de recebermos o apoio técnico e/ou financeiro para a execução do Inventário Florestal Nacional, essa parceria fortalece a participação dos estados na construção do IFN e no uso dos resultados produzidos pelos gestores estaduais", disse o diretor.

A colaboração será formalizada por meio de acordo de cooperação técnica a ser assinado entre Serviço Florestal Brasileiro, Secretaria de Meio Ambiente e Instituto Florestal de São Paulo.

Sobre o IFN

O Inventário Florestal Nacional (IFN) é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Em todo o país, equipes vão a campo medir as árvores, analisar sua saúde e vitalidade, coletar amostras do solo e de material botânico, entre outros aspectos. Além disso, são realizadas entrevistas com moradores que vivem no entorno das áreas amostrais para conhecer a percepção da comunidade sobre os recursos florestais e seu uso.

O objetivo é conhecer não só a quantidade dos recursos florestais como também o estado de conservação e a biodiversidade das florestas, contribuindo para a formulação de políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação florestal.

http://www.florestal.gov.br/ultimas-noticias/1175-estado-de-sao-paulo-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.