VOLTAR

Estação de reciclagem utiliza água de reúso

OESP, Vida, p. A24
07 de Set de 2011

Estação de reciclagem utiliza água de reúso
Com tecnologia inovadora, Israel dribla falta de espaço para armazenar lixo

Simone Iwasso
ENVIADA ESPECIAL
TEL-AVIV (ISRAEL)

A falta de espaço para armazenar o lixo e o pouco envolvimento da população no sistema de coleta seletiva levaram uma empresa israelense a desenvolver uma estação alternativa de reciclagem, que usa água de reúso para separar os materiais. O projeto, bem-sucedido, se transformou hoje na maior estação de tratamento de lixo de Israel.
A tecnologia foi desenvolvida com base em um conceito simples: cada tipo de objeto tem uma densidade e, portanto, se comporta de maneira diferente quando imerso na água. Com a ajuda da gravidade, papel, plástico, tecido, madeira, restos orgânicos e metais se separam, deixam de ser um bolo misto de lixo e boiam em camadas.
Cada material é, então, coletado em esteiras mecanizadas, tratado separadamente e enviado em caminhões para empresas especializadas em reciclagem - algumas compram plástico prensado, outras trabalham com vidro, madeira, ferro e alumínio, entre outros.
O material orgânico, que flutua na superfície da piscina, é depositado em tanques de fermentação. Os resíduos são transformados em adubo para agricultura. E o gás metano que resulta desse acúmulo de material gera eletricidade - parte é usada para manter a estação em funcionamento e o restante acaba sendo vendido para a companhia de energia elétrica local.
Entulho. Além do lixo doméstico, o parque de reciclagem é capaz de receber e tratar também resíduos de construção. Em uma planta, são depositados concreto, pedras e ferro. Nas piscinas de água, ferro e madeira são separados dos outros elementos - o que sobra é esmagado em grandes contêineres e vira areia e cascalho. "Todo o processo da estação de lixo e reciclagem é mecanizado e 90% dos resíduos sólidos são enviados para reciclagem sem separação manual", afirma Yair Zadik, CEO da Arrowecology, empresa responsável pela tecnologia.
Ele explica que o modelo é sustentável e pode ser reproduzido em espaços variados. Até mesmo a água, bastante escassa e valiosa no país, é constantemente reutilizada. "Tratamos a água usada nas piscinas e, por isso, nossa demanda é pequena. Usamos sempre a mesma água", diz.
A estação de Hiriya foi construída em 2004, nos arredores de Tel-Aviv, e recebe diariamente 800 caminhões de lixo com 3 mil toneladas de resíduos sólidos e 1,5 mil toneladas de entulhos de construção e demolição. O parque atende a região de Dan, que inclui Tel-Aviv e outros 18 municípios, num total de 2 milhões de habitantes.

Volume
3 mil toneladas de resíduos sólidos chegam diariamente à estação
1,5 mil toneladas de entulho de construção e demolição também são enviadas diariamente
19 cidades se beneficiam do local
A REPÓRTER VIAJOU A CONVITE DO INSTITUTO DE ISRAEL DE EXPORTAÇÃO E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E DO MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA DE ISRAEL

Montanha de lixo vai virar parque ecológico

Simone Iwasso
ENVIADA ESPECIAL
TEL-AVIV (ISRAEL)

A estação de reciclagem de Hiriya está localizada a leste de Tel-Aviv, em uma região que está recebendo investimentos do governo para ser considerada um símbolo de recuperação de uma área degradada. O objetivo é transformar o terreno de 2 mil hectares em uma nova área verde, que deverá ser batizada de Parque Ariel Sharon. A previsão é que o parque esteja pronto em 2020.
O maior desafio é recuperar uma montanha de 60 metros de lixo, acumulado ao longo de décadas em 450 metros quadrados. Os esforços para revitalizar o local já começaram - e a montanha de lixo, que pode ser vista de várias partes da cidade, começou a ser tratada gradualmente.
Também foi construído um sistema de tratamento de esgoto que usa plantas, como lírios aquáticos. Bactérias que se proliferam nas raízes das plantas são capazes de quebrar as toxinas, purificando a água, que depois é utilizada na irrigação. À primeira vista, o sistema parece um grande jardim aquático.
Na última construção da área há um centro de visitantes, onde tudo foi construído com materiais reciclados - cadeiras, luminárias e outras peças de decoração. O centro recebe estudantes, turistas e visitantes interessados em aprender mais sobre ecologia e meio ambiente.

OESP, 07/09/2011, Vida, p. A24

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,estacao-de-reciclagem-utili…
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,montanha-de-lixo-vai-virar-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.