VOLTAR

Esportes demonstrativos estão na programação dos V Jogos dos Povos Indígenas

Site da Funai
30 de Jul de 2002

Além da etapa competitiva, os organizadores dos V Jogos dos Povos Indígenas programaram a demonstração de esportes típicos de determinadas etnias. Essa prática ocorre desde a primeira edição do evento em 1996. Este ano, no período de 15 a 21 de setembro, na Praia do Crispim, em Marapanim, no Pará, localizado a uma hora de Belém pela primeira vez haverá a apresentação do katukaywa (futebol de joelho), típico dos povos xinguanos e do tihimore (arremeço de bola de marmelo), praticado pelas mulheres Paresi, do Mato Grosso.

Ainda entre as demonstrações de esportes que representam a força da cultura indígena, o público assistirá o Akô (corrida de varinha) e Jãmparti (corrida de toras com mais de 100 quilos), e Kaipy (arco e flecha especial), realizadas pelos Gavião Kyikatejê, do Pará. Destacam-se também a apresentação de lutas corporais, tais como: huka-huka, pelos povos do Xingu e Bakairi (MT); iwo, pelos Xavante (MT); idjassú, típica dos Karajá, da Ilha do bananal, no Tocantins e aipenkuit, luta dos Gavião Kyikatejê, do Pará. Para completar a programação haverá o futebol de cabeça, jogado com uma bola de látex, pelos Enawêne-nawê e pelos Paresi, do Mato Grosso e a demonstração.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.