VOLTAR

Espécies descobertas em 2010 são listadas por universidade

OESP, Vida, p. A16
24 de Mai de 2011

Espécies descobertas em 2010 são listadas por universidade

Andrea Vialli

Um ranking elaborado por uma comissão de cientistas liderada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, lista as dez principais descobertas de espécies realizadas ao longo de 2010.
O anúncio, feito ontem pelo Instituto Internacional para Exploração das Espécies, reuniu espécies encontradas em várias partes do mundo, como Brasil, Golfo do México, Madagascar, Peru, Filipinas e outras regiões.
Do Brasil, foi incluída a descoberta do Mycena luxaeterna, cogumelo bioluminescente encontrado na Mata Atlântica e estudado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).
O fungo, encontrado no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, emite uma luz esverdeada e é um tipo raro de cogumelo: das 1,5 milhão de espécies de fungos conhecidas, apenas 71 possuem algum tipo de bioluminescência e o Mycena luxaeterna é um dos mais impactantes visualmente.
O anúncio de ontem coincide com o aniversário do nascimento do botânico sueco Carolus Linnaeus, responsável pelo atual sistema de classificação e nomenclatura das plantas e animais. Ele nasceu em 1707.
Entre as espécies encontradas estão a sanguessuga com dentes enormes, uma bactéria que se alimenta de ferrugem - descoberta nos destroços do transatlântico Titanic, que naufragou em 1912 -, uma barata saltadora, um antílope africano e um grilo responsável pela polinização de uma espécie rara de orquídea.

OESP, 24/05/2011, Vida, p. A16

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110524/not_imp723168,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.