VOLTAR

Espécie rara de rã é descoberta na Serra do Japi, em Jundiaí

G1 - http://g1.globo.com/
01 de Mai de 2015

Trabalho identificou rãzinha-de-riacho com variação desconhecida.
Confirmação foi feita, basicamente, por análise molecular e coleta de DNA.

Uma espécie inédita de rãzinha-de-riacho foi descoberta e fotografada na área da Serra do Japi, em Jundiaí (SP), pelo biólogo e zootecnista Fábio Perin de Sá. O trabalho identificou que, entre as espécies desse animal que fazem parte da biodiversidade local, essa é uma variação totalmente desconhecida nos registros científicos da família Hylodidae.

O pesquisador recebeu apoio da base ecológica mantida na Reserva Biológica Municipal (Rebio) da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente da cidade.

De acordo com a pesquisa, disponível pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a descoberta mostra ainda que a espécie nova é endêmica, ou seja, só ocorre na Serra do Japi.

Ainda segundo a pesquisa, apesar de ser morfologicamente similar a outras espécies do gênero Hylodes, a nova espécie pode ser distinguida pelo seu padrão de coloração, suas características de canto de anúncio e por meio de análises moleculares.

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/05/especie-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.