VOLTAR

Especialistas vão debater agronegócio e a questão indígena e fundiária do país

Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR
12 de Abr de 2005

O aniversário de 13 anos de fundação do Sistema Faerr/Senar, a ser comemorado na sexta-feira, 15, terá como principal destaque os debates sobre a questão fundiária local e nacional, a problemática indígena no Brasil e o desenvolvimento do agronegócio em Roraima. Está prevista a vinda do presidente da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antônio Ernesto Werna de Salvo, que nomeia o auditório da entidade roraimense, a ser inaugurado na ocasião.
A exposição sobre o tema "Questões Indígenas e Agronegócio no Brasil" será feita pelo geólogo, ex-deputado federal e especialista em assuntos indígenas, Antônio da Justa Feijão, e pelo agrônomo Leôncio Brito, que é presidente da Comissão Nacional de Assuntos Indígenas da CNA e da Federação de Agricultura do Estado do Mato Grosso do Sul. A mesa será presidida pelo rizicultor Luis Afonso Faccio.
O segundo tema a ser discutido será "As questões Ambientais e o Desenvolvimento do Agronegócio no Brasil". O responsável pela exposição será Assuero Doca Veronez, presidente da Federação da Agricultura do Estado do Acre e da Comissão Nacional de Assuntos Ambientais da CNA. Um terceiro painel terá como tema "As Questões Fundiárias, Movimentos Sociais e o Agronegócio", sob a responsabilidade do engenheiro Agrônomo Almir Soriano, consultor da CNA.
O evento, de acordo com o presidente do Sistema Faerr/Senar, deputado Almir Sá, tem o objetivo de discutir a situação vivida por Roraima e pólos demais estados brasileiros no que diz respeito a esses temas. No caso de Roraima, ele destaca que problemas envolvendo esses assuntos são a principal causa que emperra o desenvolvimento local.
A programação feita pela Faerr será ainda uma forma de fortalecer o sistema patronal rural, assim como os produtores e pecuaristas na luta pelos direitos da classe, que enfrenta diversas barreiras para conseguir o desenvolvimento do Estado.
Sá destacou que a agricultura e a pecuária são fortes componentes do crescimento das exportações brasileiras e que contribuem para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. "Graças à força do setor rural, o Brasil é hoje o maior produtor de produtos orgânicos do mundo e tem alcançado expressivos avanços na colheita anual de grãos", destacou.
RESULTADOS - Nos seus 13 anos de existência em Roraima o Sistema Faerr/Senar treinou 24 mil pessoas em 1.400 cursos profissionalizantes voltados pra a atividade rural. Atualmente está levando educação rural para 1.500 pessoas. Sá disse que a entidade tem procurado cumprir o seu papel de contribuir para o desenvolvimento da agricultura no estado. (L.V)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.