VOLTAR

Especialista diz que projeto paulista não é melhor alternativa

OESP, Metrópole, A15
09 de Abr de 2014

Especialista diz que projeto paulista não é melhor alternativa
Proposta de transposição gerou uma disputa por água com o Rio de Janeiro, que é abastecido pelas águas do Paraíba do Sul

Mônica Reolom - O Estado de S.Paulo

Primeiro presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), o engenheiro e professor de recursos hídricos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Jerson Kelman disse nesta terça-feira, 8, que o projeto do governo paulista para transpor água da Bacia do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira não era a melhor alternativa para resolver a crise de São Paulo, segundo plano feito pelo próprio governo.
"No Plano Diretor de Recursos Hídricos para a Macrometrópole Paulista, de 2013, foram examinadas dez possibilidades para buscar água. O arranjo que teve a melhor avaliação é o que tira água do Alto Juquiá e de outros lugares. O carioca então se pergunta: por que o que está sendo discutido não é nenhum dos arranjos estudados no plano e por que não é o arranjo que foi melhor avaliado?", questionou Kelman, durante debate sobre gestão da água na Fundação iFHC.
O projeto gerou uma disputa por água com o Rio de Janeiro, que é abastecido pelas águas do Paraíba do Sul. Segundo o governo paulista, o plano foi concluído antes da seca no Cantareira, o que alterou as prioridades hídricas.

OESP, 09/04/2014, Metrópole, A15

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,especialista-diz-que-projet…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.