VOLTAR

ESEC Tamoios reúne superintendência do Ibama/RJ.

Jornal do Meio Ambiente
23 de Nov de 2006

sociedade civil e parceiros privados na primeira reunião de avaliação e planejamento compartilhado.

Na sede da Estação Ecológica - ESEC Tamoios, em Paraty, aconteceu neste dia 17 de novembro a primeira reunião de avaliação e planejamento compartilhado da Unidade de Conservação de natureza insular e marinha de Tamoios. Reunidos em torno da questão ambiental da região, Sylvia Chada, chefe da ESEC Tamoios, encabeçou o encontro com a intenção de reunir parceiros, prestar contas da gestão de 2006, estabelecer diretrizes e prioridades da Unidade de Conservação -UC- para 2007 e iniciar a formação do Conselho Gestor da UC.
Segundo Sylvia, o IBAMA vai desenvolver na região, com a união da sociedade e de recursos públicos e privados, um plano de manejo dos recursos naturais de Angra dos Reis e Paraty, sobretudo em sua área marinha e costeira. "Com um diagnóstico sócio-ambiental, vamos estabelecer ações prioritárias para a utilização dos recursos e investimentos necessários" afirma. "Para isso, estamos formando o Conselho Gestor da ESEC Tamoios, cuja primeira reunião oficial já está programada para o inicio de 2007 e deve consolidar o passo inicial para a junção de forças e interesses comuns", completa.
Participando do encontro estava a Superintendência do IBAMA-RJ, representantes das Prefeituras de Angra e Paraty, a Secretaria Municipal de Pesca de Angra dos Reis, analistas ambientais da APA Cairuçu, Associações de moradores (Vila Histórica de Mambucaba, Tarituba, ilha do Araújo, Mamanguá), Eletronuclear, Sebrae, SAPE (Sociedade Angrense de Proteção Ecológica), IACV (Instituto Ambiental Costa Verde), Projeto BEMAR (Berçários Marinhos), Associação de Maricultores da Baía da Ilha Grande, outras ONGs locais e membros da sociedade civil local.
Presente na reunião, o Superintendente do IBAMA/RJ, Rogério Rocco, frisou a importância da criação de fundos de investimentos para fomentar projetos ambientais. Para ele, as empresas privadas com interesse em investir na região podem e devem participar de discussões de políticas públicas ecológicas e se engajar no processo de construção da sustentabilidade ambiental da região, em parceria com o setor produtivo, a sociedade civil e órgãos governamentais. Precisamos de um Fundo privado que gere recursos para financiar recursos ambientais. Precisamos de parceiros porque sozinhos será muito difícil conseguirmos cumprir com nossa missão institucional” afirma Rogério. E conclui, a tríade, FNMA - Fundo Nacional de Meio Ambiente, FUNBIO - Fundo Brasileiro para Biodiversidade e IBAMA é um exemplo do que pode dar certo também no Estado do Rio de Janeiro”.
O superintendente do IBAMA aproveitou a ocasião e fez um balanço, lembrando da Operação Ceriá realizada com muito sucesso no início desse ano e que contou com a parceria inédita entre IBAMA, Polícia e Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Batalhão Florestal e outros órgãos governamentais e não governamentais em ação conjunta de fiscalização em Angra e Paraty, combatendo flagrantes ilícitos ambientais; e da Operação Euterpe, desencadeada pela Policia Federal em fins de agosto, que desmontou verdadeiras quadrilhas de maus servidores que atuavam há vários anos no órgão.
No fim da reunião, as pessoas externaram alegria e ansiedade para colocar em prática logo tudo o que foi discutido. Apagar chamas agora, somente as das florestas, porque essas, tudo indica, vão continuar acesas e bem acesas! Tomara que se alastrem e tomem conta de tudo o que encontrar pela frente!

¨É animador ver o órgão federal focado nisso. A gente que vive aqui vê a preciosidade desse Conselho" - Paulo Nogara, biólogo - Associação de Moradores do Saco do Mamanguá

"Esse Conselho vai desmistificar que IBAMA é uma coisa ruim. Isso é um beneficio que a gente ganha. Acho até que esse Conselho demorou para acontecer, mas antes tarde do que nunca" - José Carlos, Cacá, morador de uma das ilhas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.