VOLTAR

Esec de Niquá e Parque Serra da Mocidade reúnem seus conselhos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
31 de Out de 2013

Foi realizada na cidade de Caracaraí, em Roraima, a 6ª Assembleia Geral Ordinária dos Conselhos Consultivos da Estação Ecológica (Esec) de Niquiá e do Parque Nacional Serra da Mocidade, ambos geridos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A reunião teve como objetivo discutir assuntos importantes referentes às duas unidades de conservação (UC), com destaque para a questão da elaboração dos planos de manejo. Vale ressaltar, que as duas UC são vizinhas e buscam realizar um processo de gestão integrada em vários aspectos.

O chefe da Estação Ecológica de Niquiá, Antônio Galdino, fez uma apresentação abordando a atual situação da elaboração dos planos de manejos das unidades, ressaltando as etapas em que haverá a participação dos conselhos consultivos das unidades e esclarecendo a atuação dos mesmos no processo.

Segundo a chefe do Parque Nacional Serra da Mocidade, Inara Santos, os planos de manejo serão instrumentos de grande importância para a gestão da UC. "Os planos de manejo estabelecem o zoneamento e as normas a serem cumpridas, promovendo a integração da UC, vida econômica e social das comunidade vizinhas, definindo as áreas de uso e manejo dos recursos naturais, além das áreas de implantação de estruturas físicas necessárias para gestão", disse. A realização desse trabalho integrado do Parque Nacional Serra da Mocidade e da Estação Ecológica de Niquiá para a elaboração dos planos de manejo das UC foi outro ponto ressaltado pela chefe do parque. "Vemos isso como ponto positivo na economia de recursos financeiros para elaboração dos planos de manejos", afirmou Inara.

Outro destaque durante a Assembleia foi a palestra da pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Denise Gutierrez, que abordou a temática das Tecnologias Sociais. Na palestra, a pesquisadora apresentou exemplos de tecnologias sociais que tem sido aplicadas com sucesso no estado do Amazonas, com o apoio da Coordenação de Tecnologias Sociais do INPA e que podem se estender a outras regiões, contribuindo para melhoria das condições de vida das populações.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4449-esec…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.