VOLTAR

Escritores indígenas mostram sua arte no Salão do Livro

O Globo - http://oglobo.globo.com/
16 de Jun de 2010

RIO - O Encontro de Escritores e Artistas Indígenas acontece até 18 junho, durante o 12 Salão do Livro para Crianças e Jovens, no Rio de Janeiro. Com o tema "Palavra da Cidade, Palavra da Floresta: Literatura Indígena em contexto urbano", a sétima edição do Encontro contará com a presença de mais de 25 escritores e artistas indígenas de diversas tribos brasileiras, que irão comentar suas obras, lançar publicações e promover atividades para crianças e adolescentes. Os participantes do evento, ainda podem apoiar o movimento 'Por Um Brasil Literário' assinando um manifesto no estando do Instituto CeA.

Estarão presentes artistas e escritores dos povos Guarani (SC), Krenak (MG), Tukano (BSB), Xavante (MT), Saterê Mawé (AM), Umutina (MT), Wapichana (RR), Kura Bakairi (MT), Munduruku (SP), Kayapó (PA), Potiguara (RJ), Macuxi (AM), Maraguá (AM), Munduruku (MT), Potiguara (PB), Kaingang (RS), Tukano (AM), Terena (BSB), Bororo (MT), Potiguara (PE), Terena (MT), Guarani (SP), Maraguá (AM), Nambikwara (MT), Piratapuia (AM) e Xavante (MT).

No dia 18 de junho, toda a programação será reservada para a realização de discussões e reflexões sobre o papel da educação e literatura indígena no contexto urbano.

Veja a programação do dia 18/06:

Manhã:

Mesa 01: Vozes da cidade, memórias da floresta.

Mediação de Ailton Krenak e participação das escritoras Eliane Potiguara e Graça Graúna, Marcos Terena, escritor e diretor do Memorial dos Povos Indígenas de Brasília e do professor Edson Kayapó.

Intervalo: Sarau de poéticas indígenas com Carlos Tiago, Graça Graúna e Cristino Wapichana.

Mesa 02: Educação urbana em contexto de aldeia: pontes e contrapontos.

Mediação de Darlene Taukane e participação dos escritores e professores Kanátyo Pataxó, Justino Tuyuka, Rosi Whaikon, Roni Wasiry, além da professora e coordenadora do Ponto de Cultura Kaingang, Andila Kaingang.

Tarde:

Sorteios de livros e arte indígena

Mesa 03: A Escrita, a História e as trilhas para o futuro.

Mediação de Manoel Moura e participação de Álvaro Tukano, da Liderança tradicional, Olívio Jekupé, escritor e coordenador da Associação Indígena Guarani da Aldeia Krukutu (SP), Severiá Karajá, professora e conselheira da Associação Xavante de Pimentel Barbosa e Ely Makuxi, professor e escritor.

Mesa 04: Arte indígena e influências urbanas

Mediação de Cristino Wapichana e participação do professor e escritor Yaguarê Yamã,

dos artistas plásticos Cleomar Umutina e Elias Yaguakã, do músico Márcio Bororo e da escritora e artista plástica Luciana Kaingang.

Durante todo o Salão, haverá ainda um estande institucional com exposição e lançamento de livros de escritores indígenas. No dia 18/06, a partir das 16h, o escritor Elias Yaguakãg estará no espaço para autografar seu livro "Aventuras do menino Kawã".

Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

O 12 Salão FNLIJ promove, durante 12 dias, uma variedade de encontros do público com os principais escritores e ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil. O evento reunirá 71 editoras, que apresentarão seus lançamentos. Vários bate-papos com escritores e ilustradores já estão agendados para todos os dias, além de um seminário que acontece nos dias 16, 17 e 18 no auditório local. O evento conta também com novidades como a Biblioteca para bebês, a realização do 1 Encontro Nacional do Varejo do Livro Infantil e Juvenil e a homenagem à Coréia do Sul.

O Salão da FINILIJ tem o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

SERVIÇO

7 Encontro de Escritores e Artistas Indígenas

Local: Centro Cultural da Ação da Cidadania - 12 Salão FINILIJ do Livro para Crianças e Jovens

Endereço: Av. Barão de Tefé 75 - Saúde - (21) 2233-7460 / 2253-8177

Horário: De 15 a 18 de junho, das 8h30 às 18h.

Valor do ingresso: R$ 4 (gratuidade para maiores de 65 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda, pré-agendadas com a FNLIJ).

http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2010/06/16/escritores-indigenas-mo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.