VOLTAR

Escolhido condutor da tocha, arqueiro indígena ressalta: "É um grande sonho"

Globo Esporte - www.globoesporte.globo.com
24 de Fev de 2016

O arqueiro indígena etnia Karapanã, Gustavo dos Santos, foi selecionado para ser um dos condutores da Tocha Olímpica no Brasil. O anúncio foi feito nesta quarta-feira por um dos patrocinadores dos jogos olímpicos. Para o atleta amazonense, a oportunidade marca um dos principais momentos de sua carreira.

- É um grande sonho poder ser um dos condutores da Tocha Olímpica e poder conhecer grandes nomes do esporte, como Gustavo Borges e Maria Esther Bueno. Dois anos atrás, ainda estava na minha aldeia e não imaginava que ia me tornar um atleta de alto rendimento e carregar a Tocha Olímpica - declarou Gustavo dos Santos.

Atleta de alto rendimento do tiro com arco, Gustavo conheceu o esporte por meio do projeto Arquearia Indígena do Amazonas, da Fundação Amazonas Sustentável, na aldeia indígena Karapanã, situada a 80km de Manaus. Aos 19 anos, mora atualmente em Manaus e sonha com a vaga para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Ao todo, 2.400 pessoas terão a oportunidade de conduzir o ícone olímpico. Nesta quarta, cinco condutores foram apresentados. Formam o time a ex-ginasta Laís Souza, a jogadora de vôlei e bicampeã Olímpica Fabiana, o jovem arqueiro Gustavo, o cantor Di Ferrero e o youtuber Lucas Rangel. Os condutores foram escolhidos através do conceito Isso É Ouro, criado para a campanha nacional de seleção, que recebeu mais de 17.000 inscritos em três meses. Segundo a marca, foram selecionados atletas, artistas, jovens e pessoas com histórias inspiradoras.

Revezamento da Tocha no Amazonas

O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 divulgou, oficialmente, nesta quarta-feira o roteiro completo do revezamento da tocha olímpica no Brasil. No Amazonas a tocha chega no dia 19 de junho, pernoita, e segue viagem no dia 20. As cidades a serem visitadas serão: Manaus, Iranduba e Presidente Figueiredo. O símbolo olímpico passará por 329 cidades em todos os estados do país, até chegar ao Rio de Janeiro.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.