VOLTAR

Escola estadual tem professores e funcionários caingangues

Agência de Noticias do Paraná - http://www.aen.pr.gov.br
29 de Set de 2017

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, visitou nesta quinta-feira (28) o Colégio Estadual Indígena Rio das Cobras, que foi a primeira unidade indígena da rede estadual de ensino. A escola está localizada na terra indígena de mesmo nome, no município de Nova Laranjeiras, no Centro-Sul do Paraná.

"Nos últimos anos tivemos avanços importantes na educação indígena. Quando assumimos os anos iniciais da educação indígena garantimos o acesso e a permanência dos alunos em suas comunidades, com o atendimento do ensino infantil até o ensino médio, com novas escolas e mais professores e funcionários das próprias etnias", lembrou a secretária.

Ana Seres destacou ainda que a rede estadual paranaense é uma das poucas no Brasil que possui um Departamento da Diversidade com uma coordenação específica para cuidar da educação indígena. "Além disso, temos uma parceria estreita com o Governo Federal, por meio da Funai, e com as prefeituras. Isso fortalece a educação nas comunidades indígenas", disse.

O Colégio Rio das Cobras atende 380 alunos dos ensinos fundamental e médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Conta com funcionários e professores da etnia caingangue que lecionam na língua materna. Segundo o diretor, José Paulo de Silos, a presença de profissionais da própria comunidade é muito importante para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem e para a preservação da cultura e da língua materna.

"Eles usam a língua materna no dia a dia e ter a presença de professores e funcionários da mesma etnia facilita o aprendizado, pois eles podem tirar dúvidas do conteúdo que não entenderam em português, por exemplo", disse Silos.

Hoje a escola conta com seis docentes indígenas. Em 2018, o colégio terá mais quatro professores da própria etnia que vão atuar nas disciplinas de História, Filosofia, Sociologia e Geografia.

A escola está localizada na terra indígena Rio das Cobras, que conta com seis escolas indígenas nas quais estudam aproximadamente 2 mil alunos das etnias caingangue e guarani. São duas unidades para estudantes das séries iniciais do ensino fundamental, três escolas que atendem alunos da pré-escola ao ensino médio e uma para os estudantes das séries finais do ensinos fundamental, médio e EJA.

O cacique da terra indígena Rio das Cobras, Angelo Ka`vigtanh Rufino, disse que a presença da secretária da Educação representa o cuidado do Governo do Estado com as comunidades indígenas. "Receber a visita da secretária em nossa comunidade é importante porque percebemos que o Governo do Estado está do nosso lado", disse Ka'vigtanh.

REDE ESTADUAL

Em 2011, havia 31 docentes indígenas na rede estadual. Hoje, são 256 profissionais que lecionam na educação infantil nas 38 escolas indígenas presentes no Paraná. Essas unidades atendem cerca de 5 mil alunos.

Nos últimos oito anos foram entregues 13 novas unidades adequadas à necessidade e à cultura de cada etnia. Elas contam com material didático produzido pela Secretaria da Educação nas línguas guarani, caingangue e português para ajudar na alfabetização dos alunos, reforçar o uso das línguas maternas e manter viva a cultura linguista dentro dessas comunidades.

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=95648&tit…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.