VOLTAR

Esclarecendo ...

Vereador Panderewup Zoró, Vereadora Lígia Neiva, Prof. Ana Paula Lopes e Jair Teodoro.
Autor: Vereador Panderewup Zoró, Vereadora Lígia Neiva, Prof. Ana P
06 de Ago de 2005

Nós não somos professores Nambikuara, estamos a um mês coordenando um curso de Magistério, com 80 professores índios de 16 etnias, sendo destes 18 professores Nambikuara de vários sub-grupos como os Mamaindê, Latundê, Negarotê, Sabanê... e como a discussão ganhou calor é que enviamos essa mensagem a FUNAI. Os Nambikuara solicitaram as informações que estavam circulando sobre o uso indevido e preconceituoso sobre os povos indígenas/Nambikura, para fazer as suas reivindicações por meio da Associação Indígena.
Abraços
Ana e Jair

> Mensagem enviada à FUNAI, por vereadores e professores Nambiquara, solicitando esclarecimentos sobre novela da Globo.
>
>
> "Estivemos visitando o sit da FUNAI e nos surpreendemos quando nao vimos nenhuma manifestaçao deste órgão de proteçao e defesa do direito do povos indigenas, quanto ao desrrespeito, preconceito, uso indevido da "imagem" dos índios, demonstrado claramente na novela de Miguel Falabela A Lua Me Disse, quando uma indigena atriz do Pará que nao é da etnia Nambiquara é chamada de Nambiquara, colocando para todo Brasil uma distorsão da imagem da mulher indígena. Acreditamos que a mulher indígena dentro de seus principios culturais e etnicos possa ser considerada talves submissa aos maridos em algumas culturas, mas até com relaçao a questao cultural a mulher indígena como nós mulheres não indígenas estao ao longo da historia conquistando seu espaço dentro do amplo universo das deversidades. Será que o que a Globo vem mostrando servirá de incentivo para as mulheres indígenas continuarem suas lutas? ou será que elas se sentirão as selvagens, prequiçosas, taradas, etc, ao andarem pelas ruas e serem vistas desta forma? quem responderá pela discriminaçao racial, constrangimento, preconceito ocasionado pela repercurssão e imagem da mulher indígena que ficará na cabeça dos brasileiros que toda vez que ver uma india na rua vai ligar a sua imagem com a india Nambiquara da novela? Quem indenizará as mulheres e a etnia Nambiquara pelos danos morais que estao sofrendo?
> Gostariamos de ter uma resposta da FUNAI de seu departamento juridico sobre o que está sendo feito, se esta novela vai continuar assim, se Globo vai retratar em publico o maleficio que trouxe aos Nambiquara e as demais mulheres indígenas. Acreditamos no poder da FUNAI enquanto orgao tutor e aguardamos uma resposta".

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.