VOLTAR

Equipe de TV registra trabalho de saúde indígena no Espírito Santo

Funasa - www.funasa.gov.br
19 de Out de 2010

As ações de vigilância nutricional monitoradas pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan I) em áreas indígenas, foram registradas por uma equipe de reportagem da TV Gazeta, filiada da Rede Globo no Espírito Santo.

A matéria foi veiculada nesta terça (19), mostrando como é feito o monitoramento nutricional das crianças e a atuação dos Agentes Indígenas de Saúde (Ais) nas sete aldeias do estado.

A reportagem acompanhou a visita domiciliar realizada pelo Ais, Wellinton Pêgo na aldeia Tupimiquim de Caieiras Velha, em Aracruz/ES. Na ocasião foram apuradas informações para pesquisa antropométrica (peso e medidas) de crianças até cinco anos e verificação da situação vacinal. O agente indígena de saúde é um instrumento primordial nas ações de saúde, pois conhecem os costumes, cultura e a língua das etnias, facilitando assim o processo de levantamento de informações e busca ativa nas aldeias.

Hoje 271 crianças são monitoradas pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena. Destas 20% apresentam alteração do estado nutricional, inclusive com sobrepeso. Os dados foram repassados em entrevista pela enfermeira da Funasa e coordenadora do Sisvan Indígena, Liliana Pereira Coelho.

A matéria também abordou a programação referente à "Semana da Alimentação nas Aldeias Indígenas". O evento está sendo promovida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz/ES, no período 18 a 21 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. "Estamos falando sobre alimentação saudável, levando em consideração o cardápio tradicional da cultura dos índios, como mandioca e banana, que ainda são cultivadas nas comunidades", destaca a nutricionista, Lílian Sad.

As atividades seguem até a próxima sexta (21), com orientações sobre o direito humano à alimentação; a importância da alimentação saudável na prevenção da obesidade infantil, carências nutricionais e desnutrição infantil; a importância do cultivo de alimentos que fazem parte da cultura alimentar local como forma de promoção de hábitos alimentares saudáveis e combate a fome.

Dia Mundial da Alimentação

A celebração é promovida em todo o planeta pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no dia 16 de outubro. Foi neste dia, no ano de 1945, que foi criada a FAO. No Brasil, todos os anos a data é celebrada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) juntamente com parceiros, órgãos públicos e privados e entidades da sociedade civil.

Em estimativas atuais da FAO revela que aproximadamente 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo inteiro. O Dia Mundial da Alimentação tem como objetivos "Conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome".

Entre os objetivos do Dia Mundial da Alimentação estão: estimular uma maior atenção à produção agrícola em todos os países e um maior esforço dos países para acabar com a fome; estimular a cooperação técnica e econômica entre os países em desenvolvimento para acabar com a fome. Outros objetivos são: promover a participação das populações rurais, em especial as mulheres camponesas e grupos mais vulneráveis, nas decisões e atividades que afetam as suas condições de vida; fortalecer a consciência política sobre o problema da fome no mundo.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=710

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.