VOLTAR

Equipe de Saúde Indígena atende aos moradores de quatro comunidades

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=80949
26 de Fev de 2010

As equipes do programa de Saúde Indígena da Prefeitura de Boa Vista atendem na próxima semana aos moradores das comunidades Serra do Truarú, Morcego, Bom Jesus e Lago Grande. Os serviços médicos e odontológicos são oferecidos em uma unidade móvel equipada com consultórios.

A partir de segunda-feira (1), a unidade móvel estará na comunidade Serra do Truarú. A unidade se desloca na terça-feira (2) para a comunidade Morcego. Os serviços serão oferecidos quarta-feira (3) para os moradores da comunidade Bom Jesus e na quinta e sexta-feiras (4 e 5) a unidade permanecerá na comunidade Lago Grande.

Além de serviços médicos e odontológicos, são oferecidos procedimentos de enfermagem, endoscopia, exames de patologia, ultra-sonografia, consulta oftalmológica, palestras educativas e preventivas.

O atendimento aos indígenas é feito pela Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (EMSI), formada por médicos, enfermeiros, cirurgião dentista, técnicos em enfermagem e de laboratório e auxiliar de consultório dentário.

Quando necessário, o programa encaminha os pacientes para tratamento especializado no Centro de Referências Médicas, que funciona no bairro Mecejana. A Prefeitura também oferece exames específicos em unidades clínicas conveniadas.

Em 2009, a Prefeitura realizou cerca de 6.500 atendimentos de saúde nas comunidades indígenas. O cronograma de atendimento das equipes abrange as 14 comunidades de Boa Vista, além da comunidade Tigre, que pertence ao município de Pacaraima.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.